Paulo Henrique Soares, Haroldo Tajra, Luciano Gomes e Rogério da Silva foram os palestrantes
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Haroldo Tajra, diretor da Secretaria Especial do Interlegis, falou sobre o Programa Interlegis e o Projeto de Modernização do Legislativo, em sua palestra, realizada ontem no Encontro Estadual do Programa Interlegis, na Câmara Municipal de Votuporanga.
Segundo Haroldo, o Interlegis é um programa de integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro, criado e mantido desde 1999 pelo Senado Federal, utilizando recursos da União e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.
Para Haroldo, a Casa Legislativa deve ser comprometida com o desenvolvimento. “Ela só se moderniza se quiser e a população quer uma Câmara preparada para a discussão e solução dos seus problemas, para isso, a Câmara precisa de uma equipe pronta para o desempenho de suas atividades. Precisamos de uma vontade política, senão, todo o trabalhado da Interlegis vai ser em vão”.
Haroldo disse que as Câmaras precisam se ajudar. “Dentro da realidade do Legislativo, não temos muito onde buscar ajuda, a não ser no próprio Legislativo, por isso é importante a integração das Câmaras Municipais, que se faz conhecendo as pessoas e os seus trabalhos”.
O Programa Interlegis vive a sua segunda fase, incentivando a modernização das Câmaras Municipais com capacitação em tecnologia, comunicação e informação; apoiando os investimentos em tecnologia, com infraestrutura de informática e sistemas de treinamento, sugerindo a organização das áreas legislativas e administrativas; mostrando o valor de investir em comunicação interna e externa (com utilização de rádio, TV, jornal e internet); e em educação, com cursos presenciais e a distância.
Ainda no evento, Luciano de Souza Gomes, consultor Legislativo do Senado Federal, falou sobre a “Lei de Responsabilidade Fiscal”; Paulo Soares, consultor Legislativo do Senado Federal, sobre a “Importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica”; e Rogério Rodrigues da Silva, presidente da Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais), sobre a “Importância do vereador no contexto político nacional”.