Janaina da Silva, secretária de Cultura e Turismo, adiantou ao A Cidade todas as atrações que chegam a Votuporanga até dezembro
Atrações gastronômicas e artísticas vão passar pelo Parque da Cultura a partir deste fim de semana; 'Vibes Urbanas’, do produtor e dançarino Ticko Boy, ocupa o palco no domingo (14) (Fotos: A Cidade e arquivo pessoal)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A cultura de Votuporanga volta a respirar e se mexer – desta vez, sem tantas amordaças, graças à melhora nos indicadores da pandemia por aqui. A retomada do setor já começa neste fim de semana, com atrações gastronômicas e artísticas no Parque da Cultura. E não vai parar até dezembro.
Quem disse tudo isso foi Janaina Cristina da Silva, secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga. Em entrevista exclusiva ao jornal
A Cidade, ela adiantou todas as atrações que chegam ao município nesta reta final do ano – e o que pode vir no ano que vem.
Gastronomia
Os trabalhos da retomada cultural começam neste sábado (12), com a realização da primeira edição do Food Parque, como adiantado pelo jornal no começo da semana. Cerca de 15 trailers – os chamados food trucks – vão estacionar no Parque da Cultura. Eles vão ficar por lá das 15h até as 23h.
O presidente da Associação dos Feirantes, Sidnei Flavio Giolo, informou à reportagem que entre os pratos variados que os food trucks vão servir estarão pasteis, salgados, lanches, bebidas (não alcoólicas), crepes, açaí e churrasco (grego).
Além das atrações gastronômicas (todas locais, inclusive), a primeira edição do Food Parque vai contar com brinquedos infláveis para as crianças e show da banda Zequinha de Abreu, previsto para começar às 18h.
“[O projeto] é também pensando em fortalecer o nosso turismo. O Parque da Cultura é, hoje em dia, um dos principais atrativos turísticos da nossa cidade, então o Food Parque vem para ajudar nesse fortalecimento e deixar mais atrativo. Aqui tem espaço e Votuporanga tem uma gastronomia super diversificada, então o pessoal vai começar com esses 15 trailers e, à medida que a gente for vendo que o projeto está dando certo, a gente tem condição de ampliar esse número, atender todo mundo com mais qualidade”, explicou Janaina.
Circuito SP
No domingo (14), a arte de rua vai tomar conta do palco do Parque da Cultura, por meio do projeto Circuito SP, do governo estadual. Quem vai passar por lá, a partir das 15h, é o produtor cultural e dançarino Ticko Boy, com o projeto “Vibes Urbanas”. A ideia do espetáculo é reunir tribos e artistas por meio da dança, grafite e cultura de rua.
Outra atração do Circuito SP, esta agendada para o dia 27 de novembro, é o “Concerto Napoletano”, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, às 20h. O público poderá apreciar as canções napolitanas na voz da cantora italiana Maria Sole Gallevi, com a participação do pianista Flávio Lago.
Ambas as atrações serão realizadas no formato híbrido, isto é, serão presenciais e on-line, com transmissões ao vivo pelas páginas da Prefeitura nas redes sociais.
“Tem gente que ainda está com um pouco de receio de sair de casa, por isso até algumas oportunidades estamos fazendo eventos on-line e híbrido, para chegar nesse público também. E quem estiver afim de curtir o presencial, quer sair de casa, quer fazer um passeio, a gente tem a oportunidade de oferecer algo também”, disse Janaina.
Música
A partir de 20 de novembro, começa a 21ª Semana de Música de Votuporanga, que se estende até o dia 28 deste mês. Assim como as atrações do Circuito SP, a programação traz apresentações e shows tanto presenciais quanto on-line, dos mais variados gêneros musicais. “Tem sertanejo, pop, rock, mpb, tem tudo. A proposta é valorizar os músicos da nossa cidade, fortalecer esse segmento, principalmente agora, para mudar a nossa vibe e sair da pandemia”, explicou a secretária da Cultura e Turismo.
Todos os artistas que vão fazer parte deste projeto participaram de editais do Bolsa Cultura, da Lei Aldir Blanc e do Juntos Pela Cultura. O jornal
A Cidade vai divulgar os detalhes das atrações diariamente, quando a Semana da Música começar.
Dezembro
Em relação ao que mais esperar da programação cultural do município, Janaina adiantou à reportagem que a Prefeitura deve lançar, na semana que vem, a decoração natalina. E o lançamento deve ser acompanhado do anúncio de uma programação especial para o Natal.
Após acertar os detalhes relacionados ao Natal, a secretária da Pasta disse que pretende se debruçar no planejamento para as atrações da virada do ano e do Carnaval do ano que vem. O ano e a pandemia podem estar acabando, mas, como ela mesmo disse, os trabalhados da Secretaria de Cultura e Turismo para a retomada estão apenas começando.