Quase três mil nerds e geeks passaram pela Concha Acústica de Votuporanga para curtirem a 'Edição Fênix' do evento
Os cosplays foram o principal destaque da edição deste ano do Votu Otaku Fest, realizado na Concha Acústica no fim de semana (Foto: Divulgação)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Quase três mil nerds e geeks passaram pela Concha Acústica de Votuporanga para curtirem a “Edição Fênix” do Votu Otaku Fest no fim de semana. Essa, pelo menos, é a estimativa de Daniel Alves de Mello, fundador do evento que também estava envolvido na organização. Ele também disse que o local não ficou vazio em nenhum momento da programação, que foi das 10h até 18h.
“Foi muito bom, teve uma repercussão bem legal, lotou a Concha. Veio gente de algumas cidades que a gente não conhecia. Eles não vieram de caravana, mas vieram de fora. Inclusive, teve um senhor cadeirante de Penápolis que trouxe a filha dele. A filha queria muito ir num evento assim e lá na região da cidade não tem”, contou Mello, em entrevista ao jornal
A Cidade.
A ideia dessa edição foi remarcar o “renascimento” do evento, após quase dois anos paralisados, por conta da pandemia. Daí o nome “Edição Fênix”, em homenagem à criatura da mitologia grega que, ao morrer, entrava em autocombustão para, depois, ressurgir das próprias cinzas. Essa edição foi gratuita e contou com o apoio do
Grupo Cidade de Comunicação.
Cosplays
Um dos destaques desta edição do Votu Otaku Fest foram os cosplays, que são as pessoas que se vestem como seus personagens favoritos da cultura pop. E a programação contou com um concurso dessa modalidade.
“Teve muitas crianças de cosplay. Uma das mães me disse que o filho dela adorou. A gente deu algumas lembrancinhas para as crianças, para mostrar que o importante é se divertir nas competições e fazendo os cosplays. Hora que ele [o pequeno Thor] entrou no palco, foi aplaudido de pé. O pessoal amou ele”, contou Daniel.
Além das atrações que passaram pelo palco da Concha Acústica, o evento teve campeonato de duelo de cartas do desenho Yu-Gi-Oh! e quase dez lojinhas de produtos geek, como, por exemplo, camisetas estampadas, chaveiros, bottoms, action figures - que são bonecos detalhados de personagens – e doces importados (com destaque para os sapinhos de chocolate e “feijões de todos os sabores” do universo de Harry Potter).
Próxima edição
O fundador do Votu Otaku Fest disse que o hype para a próxima edição já começou nas redes sociais, bem como as vendas do primeiro lote de ingressos. A próxima edição vai ser realizada em 15 de maio do ano que vem, no Assary Clube de Campo, conforme informou Mello.
Ele também adiantou alguns destaques da edição do ano que vem. Segundo Daniel, a organização pretende trazer a Angélica Santos (que dubla o Cebolinha no desenho Turma da Mônica), Fábio Lucindo (conhecido por dublar o Ash, de Pokémon), um dos dubladores do anime Cavaleiro dos Zodíaco e Eduardo Miranda (já foi diretor da TV Manchete e é considerado “o pai dos animes” no Brasil). A confirmação da presença deles, porém, ainda depende de questões relacionadas à agenda de cada um, segundo o fundador do evento.