Moradores afirmam que empresas pagam menos que em municípios vizinhos e mantêm vagas abertas por não oferecerem condições atrativas
Moradores entendem que as empresas não conseguem preencher os cargos devido aos baixos salários e às exigências consideradas excessivas (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Empresas de Votuporanga continuam enfrentando dificuldades para contratar trabalhadores. Na visão de muitos trabalhadores, um dos principais motivos para isso são os salários oferecidos. Munícipes afirmam que as remunerações estão abaixo das expectativas e não são compatíveis com o custo de vida. Há também comparações frequentes com outras cidades da região, como São José do Rio Preto, onde, segundo os trabalhadores, o salário costuma ser maior e as condições de trabalho, mais atrativas.
“Escravizem menos o funcionário, melhore o salário, assinem a Carteira de Trabalho e não demitam quando o funcionário ficar doente. Tenham paciência de ensinar a função, pois ninguém nasce sabendo e nem é adivinho”, apontou uma internauta.
Outro morador fez a mesma reclamação ao comentar sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores: “Reclamam que não acham pessoas para trabalhar, mas vai perguntar o salário que a empresa paga, e o salário é menos que o mínimo, sem nenhum benefício e ainda exigindo experiência. Vai ser difícil mesmo achar alguém.”
Outra mulher também criticou os valores pagos pelas empresas e relatou a situação de um conhecido: “Tenho um amigo que já deixou currículo em um monte de lugar. Quando chamam, querem que a pessoa faça o serviço de três, e pagam um salário. Daí fica difícil, né?!”.
Segundo a presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Votuporanga), Lia Marques, como a cidade tem muita oferta de trabalho, geralmente o trabalhador opta pela empresa que paga melhor. “Geralmente eles saem e logo já estão empregados com melhores salários e benefícios. O comércio está mais difícil por conta da jornada de final de semana”, comentou.
As reclamações se repetem entre moradores que afirmam que as empresas da cidade mantêm vagas abertas, mas não conseguem preencher os cargos devido aos baixos salários e às exigências consideradas excessivas. Enquanto isso, o mercado de trabalho em Votuporanga segue com dificuldade para equilibrar a oferta de vagas e a demanda por melhores condições de emprego.
Vagas
Nesta semana a cidade tem 115 vagas de emprego. As oportunidades estão cadastradas em três frentes: Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Associação Comercial de Votuporanga (ACV) e Emprega Votu.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) tem 24 vagas de trabalho: recepcionista; higienizador de estofados em geral; atendente balconista; gerente comercial; consultor de vendas; serviços gerais; preparador/cola; embalador /estofados; montador final; percinteiro; montador/marcenaria; modelista de estofados; mecânico; eletricista - (CNH: A/D; ajudante de eletricista; fiscal de loja; vendedor; operador de caixa; auxiliar de limpeza; vendedor externo; coordenador(a) administrativo; líder de depósito; almoxarife; e auxiliar de almoxarife.
Para concorrer às vagas de emprego anunciadas pelo PAT é necessário ter currículo cadastrado no Posto de Atendimento e retirar a carta de encaminhamento. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 15h. O PAT fica no Centro do Empreendedor, na rua Barão do Rio Branco, 4.497, próximo ao jornal
A Cidade.
A ACV tem 32 oportunidades disponíveis: ajudante geral; auxiliar de saúde bucal; apoio para lojas; auxiliar de loja (expedição/ organização); balconista (vagas para ambos os sexos em diversos segmentos); borracheiro; caixa (vagas em diversos segmentos); costureira (segmento automotivo); cozinheira; esteticista; estoque (vagas para ambos os sexos em diversos segmentos); expedidor (experiência nas funções de estoque/ almoxarifado – segmento materiais de construção); garçom (vagas diurno/noturno); lixa (segmento fábrica de móveis para o sexo feminino); mecânico; monitor de loja; motorista (vagas segmento loja de materiais de construção); operador de caixa; pizzaiolo; recepção (vagas para diversos segmentos); soldador (segmento metalúrgico); telemarketing (segmento escola de cursos); vendedor(a) (vagas para ambos os sexos em diversos segmentos).
Há vagas para o segmento hospitalar: auxiliar administrativo comercial; auxiliar de farmácia; auxiliar de lavanderia; auxiliar de serviços gerais para cozinha; auxiliar de manutenção predial; copeira; cozinheira; farmacêutico(a); e cozinheira.
Os interessados podem comparecer na sede da Associação Comercial, na rua Mato Grosso, 3.545, perto da esquina com a Pernambuco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também é possível enviar currículo pelo WhatsApp (17) 98132 – 0022.
O Emprega Votu está com 59 vagas de trabalho cadastradas. A plataforma, que foi lançada em 2022, é um sistema online para cadastro de currículos que aproxima as pessoas que estão à procura de emprego das empresas que procuram mão de obra qualificada. O endereço online é empregavotu.com.br.