O prefeito Jorge Seba visitou as obras de revitalização do CSU acompanhado do secretário de Esportes, Marcello Stringari (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Republicanos
Além do PSD de Jorge Seba e do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, um outro partido tem assumido protagonismo em Votuporanga, o Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas. A sigla é comandada na cidade por Fábio Okamoto, que acaba de assumir a “supersecretaria” de Serviços Urbanos, pasta oriunda da fusão da antiga secretaria de Cidade e com o almoxarifado, que antes pertencia à Secretaria de Obras.
Nanico
O protagonismo mencionado, no entanto, não se deve apenas à nova secretaria, mas também pelas articulações para as eleições de outubro. O Republicanos, até dia desses, mal existia em Votuporanga, não tinha representatividade na Câmara Municipal, tampouco no Executivo e, em que pese sua grande estrutura a nível nacional, no município era tratado como um partido nanico na hora das negociações.
Reestruturação
Fábio Okamoto, então, assumiu a presidência do Republicanos local e iniciou um processo de reestruturação da legenda. Hoje, além de comandar a terceira maior secretaria da Prefeitura (atrás apenas de Saúde e Educação), o partido trouxe para suas fileiras o vereador mais votado das últimas eleições, Chandelly Protetor, e outros nomes de peso como os ex-vereadores Carlim Despachante e Elinton Sette, dentre outros.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.