Cidade

Carlos Pignatari: transformou a cidade na ‘Capital da Educação’

Carlão, como é conhecido, foi prefeito da cidade em duas gestões consecutivas, entre os anos de 2000 e 2008
publicado em 08/08/2016
Carlos Eduardo Pignatari, mais conhecido por Carlão Pignatari, nasceu em Votuporanga e é filho de Miguel Raul Pignatari e Marlene Flayt Pignatari. É casado com Marli e tem quatro filhos, Júlia, Carlos, Francisco e Pedro, além de um neto. 
 Na vida pública, em 1994, iniciou como Coordenador Regional da campanha de Mário Covas. Ao lado desse grande homem, e na busca pelos mesmos ideais, Carlão passou a se interessar, cada vez mais, pela política. Esse interesse pela política e liderança já visível nas diversos setores da sociedade votuporanguense é que o levou a candidatar-se para prefeito em sua cidade natal.
Aos 42 anos, no ano de 2000,  sagrou-se Prefeito de Votuporanga, onde permaneceu até 2008

Sua gestão
Durante os oito anos de sua gestão, recebeu prêmios de reconhecimento, sendo considerado o principal deles o que marcou o fim de sua administração quando obteve 91,5% de aprovação popular com base em pesquisa, cujo índice apontou seu governo como ótimo/bom.
Contemplou a cidade com a expansão da malha asfáltica e muitas obras, algumas delas consolidadas somente pelo seu sucessor, tendo em vista a falta de tempo hábil para sua concretização.
Transformou a cidade em “Capital da Educação”, frase proferida pelo governador Geraldo Alckmin em uma de suas visitas à Votuporanga, e adotada pelo município em virtude dos bons índices obtidos na Educação.  O título teve como suporte a elevação da educação a patamar importante, quando atingiu o 7.º lugar em todo o Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. A nota 6,1 alcançada por Votuporanga foi a média atingida pelos países desenvolvidos, meta do Ministério da Educação para 2022.
Foi também em sua administração que teve inicio o processo de transformação da saúde pública da região Noroeste Paulista. A Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, de instituição falida passou a ser referência nacional em administração hospitalar, graças a sua intermediação enquanto prefeito.
Em face disso, Votuporanga ganhou a confiança do Governo e, por competência, o direito em administrar o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades – AME, no interior do Estado de São Paulo. 

© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando