No meio da pandemia, mais de 711 votuporanguenses chegaram a solicitar o benefício em um único mês; agora, o número caiu para 259
Votuporanga registrou em setembro uma queda brusca em relação aos pedidos de seguro-desemprego (Foto: A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Desde o início da pandemia, o cenário fez com que os números dos pedidos de seguro-desemprego mais que dobrassem em Votuporanga. No mês de maio, o jornal
A Cidade fez uma reportagem divulgando um levantamento de dados do Ministério da Economia, onde 711 pessoas solicitaram o benefício. Tudo isso no auge das paralisações do comércio e outros serviços exigidos pelo momento de quarentena no município.
Já agora, com a retomada gradual da economia por meio do Plano São Paulo, a cidade registrou em setembro, uma queda brusca em relação aos pedidos. Foram registrados 259 requerimentos do benefício, índices que, inclusive, são menores aos solicitados bem antes da quarentena.
A queda vem sendo registrada pelos índices do Ministério desde o mês de julho, quando a cidade registrou 289 pedidos. Posteriormente, em agosto o declínio foi de mais de 8%, anotando mais 265 registros para o acumulado anual. E depois para o mês passado mais uma queda de 3%.
Tendo como base o acumulado geral dos meses de alta dos pedidos de seguro-desemprego (abril, maio e junho) e levando para comparativo com os meses queda (julho, agosto e setembro), Votuporanga registrou uma queda de mais de 50% nos pedidos de seguro-desemprego.
Já em acumulado desde o início da pandemia, o Ministério da Economia recebeu 2.802 solicitações do benefício vindas da cidade. O número também é um reflexo do que apontou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), por apresentar saldos positivos na geração de emprego desde o mês de julho.
Pedidos WEB
No mês de abril, a plataforma ‘Empregador Web’ do Ministério do Trabalho e Emprego, passou a ser o principal recurso para que os empregadores solicitassem o recebimento do seguro-desemprego. Apesar de não ser obrigatória, a pandemia possibilitou que muitos desses pedidos fossem adiantados pela internet.
Como em maio (o mês que houve mais solicitações), mais de 50% dos 711 foram realizados pela internet. Em contrapartida, no mês de abril quando a plataforma entrou em vigor mais de 80% dos votuporanguenses aderiram ao meio digital para solicitar os recursos disponibilizados pelo governo.