Até então, as escolas podiam receber todos os alunos, mas, por conta da exigência do distanciamento de pelo menos um metro entre os estudantes, algumas unidades conseguiam comportar apenas parte deles
A partir desta semana, as escolas da rede municipal podem receber até 100% dos seus alunos presencialmente e sem o distanciamento social (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Uma resolução, assinada pelo secretário municipal da Educação, Ederson Marcelo Batista, permite que as escolas da rede municipal de ensino recebam até 100% dos seus alunos presencialmente e sem o distanciamento social. A medida, que já começa a valer nesta semana, foi publicada numa edição extra do Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura.
Até então, as escolas podiam receber todos os alunos, mas, por conta da exigência do distanciamento de pelo menos um metro entre os estudantes, algumas unidades conseguiam comportar apenas parte deles. Apesar da nova medida, o retorno às atividades presenciais ainda não é obrigatório, de forma que os pais ou responsáveis podem escolher entre deixar seus filhos a usufruírem do ensino presencial ou realizarem as atividades de maneira remota.
A resolução também aponta que os estudantes com suspeita (ou confirmação) de Covid ou que tiverem alguma comorbidade e comprovarem a necessidade de isolamento – por meio de atestado médico – estão dispensados de frequentarem as aulas presenciais.
“Buscamos sempre o diálogo com os familiares dos nossos alunos para tomar cada decisão. Passamos por momentos difíceis e felizmente podemos fazer uma análise muito positiva de que estamos saindo dessa fase de maneira mais fortalecida e unida. Sabemos que escola e comunidade, juntos é a melhor forma de enfrentarmos as adversidades”, explicou o secretário da Educação, Marcelo Batista.
Trajetória
As aulas presenciais foram suspensas em março do ano passado e retomadas apenas em agosto deste ano, com diversos protocolos de biossegurança, por meio do Programa Escola Mais Segura, de forma a garantir o retorno com tranquilidade aos alunos, pais e profissionais da educação. A partir de novembro, as escolas puderam voltar a receber até 100% dos alunos, mas respeitando o distanciamento social.
Cada aluno do Ensino Fundamental ganhou um kit escolar contendo álcool gel, sabonete líquido, lenços umedecidos, máscara, toalha e squeeze de água. Logo na entrada da escola, os alunos passam por aferição de temperatura e higienização de mãos. Totens com dispositivos de álcool em gel também foram instalados em vários locais das escolas. As atividades também foram readaptadas a fim de evitar contato entre as pessoas.