Desse total, 54 bolsas são integrais e 13 são parciais; as inscrições para o programa ficam abertas até esta sexta-feira (25)
Inscrições vão até esta sexta-feira (25) e os resultados da 1ª e 2ª chamada estão previstos para os dias 02 e 21 de março, respectivamente (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Os estudantes de baixa renda que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem se inscrever, nesta semana, no primeiro processo seletivo do Prouni (Programa Universidade Para Todos) deste ano. Em Votuporanga, o programa oferece 67 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino. As inscrições vão até esta sexta-feira (25) e os resultados da primeira e segunda chamada estão previstos para os dias 02 e 21 de março, respectivamente.
A novidade deste ano é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Enem para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica.
No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação. Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.
Bolsas
Das 67 bolsas de estudo oferecidas no município, 54 são integrais (que cobrem 100% das mensalidades) e 13 são parciais (cobrem 50%). Essas bolsas estão distribuídas entre 20 cursos, todos a distância. Entre eles estão Administração, Design de Interiores, História, Logística e Pedagogia – este último, aliás, é o curso com mais bolsas de estudo em Votuporanga (confira a relação completa de cursos e bolsas no final desta reportagem).
Além das vagas no município, os estudantes podem escolher se candidatar para bolsas em qualquer lugar da região, do estado ou do país. Todas estão listadas no
site oficial do Prouni.
Inscrições
Para se inscrever, o candidato deve acessar o
site do programa. No ato da inscrição, é possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno.
Com o decorrer dos dias em que o processo de inscrição estiver aberto, o Ministério da Educação atualiza as notas de corte dos cursos escolhidos pelo candidato, de forma que é possível alterar de acordo com as chances de ser ou não aprovado.
Para tentar uma vaga com bolsa integral, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818). Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa (R$ 3.636).
Além disso, só poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que ainda não possua diploma de curso superior.
O programa
O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, além de professor de escola pública, que passa a poder concorrer as bolsas mesmo já tendo uma graduação, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021.
Na
página dedicada ao Prouni no portal Acesso Único, vinculado ao MEC (Ministério da Educação), os interessados podem tirar dúvidas relacionadas tanto ao programa quanto aos outros do governo federal voltados ao Ensino Superior – Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Bolsas de estudo do Prouni em Votuporanga:
Administração
Fael – 2 bolsas parciais
Universidade Cruzeiro do Sul – 1 bolsa integral
Unip – 3 bolsas integrais
Unopar – 7 bolsas integrais
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Fael – 1 bolsa parcial
Ciências Contábeis
Fael – 1 bolsa parcial
Unip – 3 bolsas integrais
Design de Interiores
Unip – 1 bolsa integral
Enfermagem
Unip – 2 bolsas integrais
Engenharia de Produção
Universidade Cruzeiro do Sul – 2 bolsas integrais
Unopar – 2 bolsas integrais
Formação de Docentes para a Educação Básica
Fael – 1 bolsa parcial
Gestão Ambiental
Fael – 1 bolsa parcial
Gestão Comercial
Unip – 1 bolsa integral
Gestão da Produção Industrial
Universidade Cruzeiro do Sul – 1 bolsa integral
Gestão de Recursos Humanos
Fael – 1 bolsa parcial
Unip – 1 bolsa integral
Gestão do Agronegócio
Unip – 1 bolsa integral
Gestão Financeira
Unip – 1 bolsa integral
Gestão Pública
Fael – 1 bolsa parcial
História
Fael – 1 bolsa parcial
Unip – 1 bolsa integral
Logística
Fael – 1 bolsa parcial
Pedagogia
Senac – 1 bolsa parcial
UniDomBosco – 1 bolsa integral
Fael – 1 bolsa integral e 1 bolsa parcial
Universidade Cruzeiro do Sul – 1 bolsa integral
Unip – 4 bolsas integrais
Unopar – 17 bolsas integrais
Processos Gerenciais
Fael – 1 bolsa parcial
Redes de Computadores
Unip – 1 bolsa integral
Serviço Social
Unip – 2 bolsas integrais
(Fonte: Prouni)