Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/fiscalizacao-por-drones-sera-iniciada-nesta-quarta-feira-em-votuporanga-n72541 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Fiscalização por drones será iniciada nesta quarta-feira em Votuporanga
Utilização do equipamento, que gerou polêmica nas redes sociais e debate na Câmara, entrará em funcionamento ao longo do dia
Drones irão sobrevoar Votuporanga em busca de criadouros do mosquito da dengue a partir de hoje, segundo a Prefeitura (Foto: Prefeitura de Votorantim)
Da redação
A fiscalização por drones contra a dengue, anunciada pelo prefeito Jorge Seba em entrevista à Cidade FM, gerou polêmica nas redes sociais e debates na sessão ordinária da Câmara Municipal, mas, mesmo assim, entrará em funcionamento a partir de hoje. A informação foi confirmada pela Prefeitura e a varredura por criadouros do mosquito Aedes aegypti deve ser iniciada pela área central de Votuporanga.
A aeronave deverá identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue em locais onde não seja permitida qualquer visualização aos agentes de controle, onde for verificada a recusa dos moradores ou a impossibilidade de ingresso por motivos de abandono ou ausência de pessoas, entre outras causas.
A medida está amparada em legislação aprovada em 2018, quando a cidade vivia situação semelhante em relação aos casos da doença.
“Nós vamos utilizá-los para identificar, nos quintais, locais que podem se tornar focos de criadouros do mosquito da dengue. Depois dessa identificação, por fotos, vai haver uma abordagem, que será uma visita à residência, para que os agentes de saúde possam confirmar a informação [captada pelo drone]. Toda segurança e privacidade será garantida. O que o drone vai procurar é criadouro do mosquito”, disse o prefeito.
Além disso, neste mês o trabalho de nebulização veicular noturna será reforçado com duas equipes, e não apenas uma como ocorre normalmente. As equipes atuarão em áreas com maior incidência da doença e a ação está prevista para ser realizada nos dias 25, 26 e 27. A Vigilância Ambiental definirá as áreas na semana que antecede a ação.
A cidade também receberá um novo mutirão de limpeza contra a Dengue através do recolhimento de materiais inservíveis. O cronograma dos bairros está em definição e será divulgado nos próximos dias.
Privacidade
O assunto foi debatido na sessão ordinária desta semana. Os vereadores levaram a preocupação de alguns moradores para o plenário, em relação à violação de privacidade da população. Nilton Santiago (MDB), que além de vereador é servidor público do setor de Vigilância Ambiental, contestou a polêmica levantada, disse que a fiscalização segue a legislação vigente e afirmou que todo o esforço para conter o avanço da dengue é válido.
“Também fui muito procurado sobre essa questão dos drones. Nós temos uma legislação vigente que será seguida à risca. Esses drones vão nas residências onde os agentes não conseguem fazer a visita, muitas pessoas não deixam os agentes entrarem. Os drones não conseguem ver as larvas como me perguntaram, mas conseguem captar os possíveis criadouros e isso já é suficiente. Parabenizo o setor de controle de endemias e o prefeito por essa atitude. O mais importante é a saúde dos nossos munícipes, pois já temos três óbitos e não queremos mais mortes. Todas as ações que estejam ao nosso alcance para evitar uma epidemia têm que ser executadas”, disse o vereador.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/fiscalizacao-por-drones-sera-iniciada-nesta-quarta-feira-em-votuporanga-n72541
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco