Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/03/fundadora-do-recanto-tia-marlene-recebe-na-segunda-o-primeiro-premio-mulher-destaque-n79117 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Fundadora do Recanto Tia Marlene recebe na segunda o primeiro prêmio ‘Mulher Destaque’
A Câmara Municipal de Votuporanga irá entregar na próxima segunda-feira (4), durante a sessão ordinária, decreto legislativo que concede o Prêmio “Mulher Destaque - Maria Muro Pozzobon”
A Câmara Municipal de Votuporanga irá entregar na próxima segunda-feira (4), durante a sessão ordinária, decreto legislativo que concede o Prêmio “Mulher Destaque - Maria Muro Pozzobon”. A primeira votuporanguense a receber a homenagem, que reconhece mulheres que se destacam na cidade, é a fundadora do Recanto Tia Marlene, Maria de Lourdes Moraes.
O prêmio foi criado pelo legislativo votuporanguense em outubro do ano passado, por meio de uma iniciativa da vereadora Jezebel Silva (Podemos). A ideia é homenagear uma mulher por ano, sempre na sessão ordinária que anteceder o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, por isso ocorrerá a entrega já na segunda-feira.
Para tal, cada vereador indicou uma votuporanguense que se destacou profissionalmente ou tenha prestado relevantes serviços à comunidade, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania. Os 15 nomes indicados foram apresentados aos membros da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, que escolheu Maria de Lourdes.
A ‘Mulher Destaque’ receberá uma placa da Câmara Municipal durante a sessão do Legislativo. A homenagem do Mulher Destaque está prevista para ocorrer em momento solene no Expediente, com presenças de mulheres em evidência e de representatividade no município.
A homenageada Maria de Lourdes, ou Malu, como é carinhosamente conhecida, nasceu em Votuporanga e é filha de pessoas raízes da cidade, famílias Parra e Moraes. Ela é casada com Oscar Dewitz, tendo dois filhos e um neto e iniciou seu envolvimento com o assistencialismo social muito cedo, quando ainda prestava serviços voluntários na APAE.
Em 1987, nasceu seu filho com necessidades especiais e nesta época ela morava em Belém do Pará. Quando voltou para Votuporanga, seu filho já com 8 anos, não encontrou espaço nenhum para que ele tivesse um acompanhamento escolar e assim Malu decidiu procurar outras pessoas que também tinham o mesmo obstáculo para, com muita determinação, fundar o “Recanto Tia Marlene” com quatro crianças no fundo de um quintal na rua Minas Gerais.
Após muita luta, adquiriu a chácara onde até hoje se encontra instalada. Hoje, o Recanto Tia Marlene, presta serviços de utilidade pública municipal, estadual e federal, onde 75 pessoas com deficiência intelectual e autismo e suas famílias são acolhidas pela instituição, que oferece atendimento de proteção social especializado, através de projetos sociais e ações educacionais especializadas.
“Malu, é uma pessoa extremamente intensa, determinada, cheia de garra, cativante, amiga, carismática, bela e amorosa. Hoje, graças a seu trabalho e dedicação junto à entidade, é que cuidam de cerca de 75 pessoas, com o amor sendo a base de tudo. Neste sentido, nada mais justo, que esta Casa de Leis, após votação pela Procuradoria da Mulher, conceder o Prêmio “Mulher Destaque - Maria Muro Pozzobon” à senhora Maria de Lourdes Moraes”, diz a justificativa da homenagem.
A sessão da Câmara Municipal de Votuporanga da próxima segunda-feira (4) será novamente marcada por homenagens póstumas, assim como foi a reunião legislativa desta semana. O presidente da Casa de Leis, Daniel David (MDB) pautou apenas dois projetos e ambos são para a denominação de ruas.
O primeiro deles é de autoria de Cabo Renato (PRD) e presta uma homenagem a Vera Lúcia da Silva Brigagão, mãe do vereador Chandelly Protetor (Podemos) e mais três filhos: Ana Paula, Alícia Flávio e Pedro Henrique. Ela faleceu aos 64 anos em junho de 2019.
Já a outra homenagem é direcionada ao ex-vereador Alzimiro Brantis, que ocupou cadeira na Câmara de Votuporanga por três legislaturas, sendo também o primeiro prefeito eleito pelo povo na cidade de Parisi. O projeto é de autoria do vereador Mehde Meidão (União Brasil).
A sessão começa às 18h e será transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal de Votuporanga.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/03/fundadora-do-recanto-tia-marlene-recebe-na-segunda-o-primeiro-premio-mulher-destaque-n79117
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco