O não comparecimento nas consultas agendadas tem relação direta com o aumento do tempo de espera dos outros pacientes
Mais de 50 mil faltas em agendamentos de saúde são registradas em Votuporanga (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O não comparecimento de um paciente agendado prejudica o sistema de saúde em diversos aspectos. A ausência não informada antecipadamente implica no desperdício de uma vaga que poderia ter sido utilizada por outra pessoa realmente necessitada, além de gerar impacto negativo nos recursos públicos, tendo em vista que os profissionais de saúde recebem por hora trabalhada e por atendimento, resultando no não aproveitamento do tempo profissional de forma eficiente. Em Votuporanga, em seis meses foram registradas mais de 50 mil faltas.
Dados colhidos pela reportagem do jornal
A Cidade, mostram que 31.587 pessoas faltaram em consultas médicas de janeiro a junho. São 1.459 faltas em consultas com a equipe multiprofissional, divididas em Nutrição (157 faltas), Fisioterapia (388), Terapia Ocupacional (282), Psicologia (328), Assistência Social (69) e Fonoaudiologia (235 faltas).
Foram registradas ainda 13.465 faltas em consultas odontológicas nas seguintes unidades de saúde: CEO (2.033 faltas), Jardim Marin (1.438), São João (1.414), Colinas (1.246), Vila América (906), Palmeiras (1.691), Cecap (418), Simonsen (195), Propovo (521), São Cosme (325), Parque das Nações (505), Dona Nina (Pozzobon) (602), Vila Paes (545), Carobeiras (980) e Paineiras (643 faltas).
A Secretaria Municipal da Saúde aponta também 4.168 faltas de exames laboratoriais. Os dados gerais revelam que são 50.679 faltas em agendamentos no sistema de saúde pública de Votuporanga. A pasta lembra que o número de faltas não quer dizer a quantidade de pessoas, uma vez que várias ausências são do mesmo paciente.
A cidade tem hoje 14 unidades de saúde de Atenção Básica (Consultórios Municipais), um CAPS infantil, um CAPS Álcool e Drogas, um CAPS II, um Ambulatório de Saúde Mental e uma Policlínica.
A Secretaria ressalta que é o não comparecimento nas consultas agendadas tem relação direta com o aumento do tempo de espera dos outros pacientes, o que, consequentemente, gera a insatisfação da população e ocasiona diversas reclamações.