Termo aditivo foi publicado ontem no Diário Oficial; empresa foi alvo de reclamações e polêmicas nos últimos tempos
A Prefeitura de Votuporanga prorrogou por mais 12 meses o contrato com a Itamarati para o Programa Transporte Cidadão (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga publicou ontem, no Diário Oficial do Município, o termo aditivo que prorroga por mais 12 meses o contrato com a Expresso Itamarati para o Programa Transporte Cidadão que assegura a concessão de subsídio aos usuários do transporte coletivo. A empresa foi alvo de reclamações e polêmicas nos últimos tempos justamente por conta do alto subsídio que o município tem que bancar para manter a passagem a um preço justo.
O valor estimado do contrato, até 21 de dezembro de 2025, é de R$ 2,2 milhões. Em maio a Câmara Municipal de Votuporanga aprovou um projeto que buscava frear o aumento no preço das passagens do transporte coletivo na cidade proposto pela Itamarati.
Como já era esperado, a proposta gerou debates intensos em plenário e encontrou resistência, mas no fim recebeu o apoio da maioria dos vereadores, pelo temor de deixar o município sem transporte público. Com a aprovação, a Prefeitura, que subsidiava R$ 7,58 por cada passageiro que utiliza a circular no município, passou a bancar R$ 8,11. Com isso, os usuários continuam a pagar a taxa atual, que é de R$ 3,15. Sem o subsídio, o cidadão teria que pagar R$ 11,26, um dos preços mais altos do Brasil.
Desde então o transporte coletivo tem sido alvo de críticas, principalmente na Câmara. Para a maioria, o serviço não está a contento e o custo se tornou exorbitante para o Poder Público. Todavia, segundo eles, a rejeição da iniciativa poderia deixar a população desassistida e quem pagaria o preço seria a população mais pobre.
Pesquisa
Antes de aditar o contrato, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, abriu uma pesquisa de satisfação para avaliar a qualidade do transporte coletivo na cidade. Entre os aspectos que foram analisados estão: conservação e limpeza dos ônibus, quantidade de linhas nos bairros e pontos de parada/espera.
Além de avaliar o transporte público, a pesquisa também direciona questionamentos sobre os veículos que operam por aplicativo. O objetivo, segundo a Secretaria de Trânsito, era levantar essas informações para traçar metas e melhorias para a prestação do serviço na cidade. O resultado da pesquisa ainda não foi divulgado.