Medidas fazem parte de um pacote de ações anunciado ontem pela Secretaria da Saúde de Votuporanga durante coletiva de imprensa
Pacote de medidas de enfrentamento à Dengue foi anunciado durante coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou ontem uma verdadeira operação de guerra para conter o avanço da Dengue no município. A ação contará com a contratação de novas equipes emergenciais para a pulverização de veneno contra o Aedes aegypti, a utilização de drones inteligentes que não apenas identificam focos do mosquito, como também “bombardeiam” esses focos com larvicidas, além da realização de mutirões de limpeza em áreas públicas como praças, canteiros de avenidas e Reservas Ambientais.
As medidas fazem parte de um pacote de ações anunciado ontem pelo prefeito Jorge Seba (PSD) e pela Secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, diante do aumento no número de casos suspeitos e confirmados da doença no início deste ano. Dados da última atualização epidemiológica mostram que mais de 1,2 pessoas já procuraram atendimento médico nos últimos 15 dias com sintomas de Dengue, além do registro da morte da empresária Érika Silvia Doná Cipriano, de 48 anos, que ainda consta como morte suspeita, mas todos sabem que se deu em decorrência da doença.
“Estamos vivendo outro perfil epidemiológico da doença. A Dengue não é mais uma doença sazonal. Podemos tirar como base que em relação ao ano passado nós já temos quatro vezes mais o número de casos, neste ano. Vivenciamos a epidemia o ano todo de 2024, precisamos sensibilizar todos que a Dengue deve ser vista como algo grave. A doença pode evoluir ao óbito, principalmente nas pessoas que já apresentam comorbidades. O óbito por dengue é evitável e inadmissível”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
O pacote de medidas também prevê ações mais severas contra os moradores que proíbem os agentes de saúde e de endemias de entrarem em suas casas, já que, em alguns bairros, os índices de recusa já passam de 40%. Para estes casos, a Prefeitura firmou uma parceria com o Ministério Público, que deve acionar na Justiça essas pessoas, de olho no bem coletivo.
Além das medidas de prevenção, a Secretaria da Saúde também anunciou a reabertura do ambulatório para atendimento de pacientes com sintomas de Dengue, o popular “Dengário”, em parceria com a Unifev.
“Estamos implantando novas medidas em nossas ações de enfretamento à Dengue e não vamos parar enquanto não tivermos esses índices diminuídos efetivamente. Não posso deixar de agradecer à parceria da Unifev para implantação do Ambulatório de Dengue, lá teremos todo tratamento necessário e adequado para a demanda em Votuporanga. Os atendimentos estão previstos para iniciar no dia 3 de fevereiro, com espaço cedido pela Unifev e os serviços serão geridos por equipes da Santa Casa, não posso deixar de agradecer também as empresas parceiras Neoenergia e Net Rubi. Essa luta é de todos nós”, destacou o prefeito, Jorge Seba.
O diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos, destacou a importância social da participação da Instituição nas ações realizadas no município.
“A Unifev está sempre atenta às necessidades da população, em busca de soluções para trazer mais qualidade de vida para a comunidade. Estamos juntos nessa luta contra a Dengue oferecendo o espaço para o ambulatório, toda a estrutura e expertise dos nossos professores e alunos, dos cursos na área da saúde, para ajudar nesse trabalho”, disse.
Principais medidas implantadas
- Contratação de Empresa para apoio ao trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias;
- Autorização para aquisição e uso de drone no enfrentamento;
- Mutirão de Limpeza em Reservas Ambientais, Praças e Avenidas;
- Monitoramento em tempo real com aplicativo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde;
- Parceria com o Ministério Público nos casos de recusa;
- Atividades didáticas nas escolas;
- Campanha de Orientação e Sensibilização nas mídias;
-Implantação do Ambulatório de Dengue (dengário);
- Ações desenvolvidas com as empresas parceiras.