Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/03/frei-gilson-tem-legiao-de-admiradores-em-votuporanga-que-acordam-de-madrugada-para-rezar-o-terco-n83376 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Frei Gilson tem legião de admiradores em Votuporanga que acordam de madrugada para rezar o terço
O religioso é um dos nomes do momento na internet; entre as várias ações que ele realiza está o Santo Terço nas madrugadas
Frei Gilson, Joyce Iuga, Priscylla Formenton (Foto: Daniel Xavier/Canção Nova - Arquivo Pessoal)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com milhões de seguidores das redes sociais, o Frei Gilson é um dos nomes do momento na internet. Entre as várias ações que ele realiza – muitas divulgadas nas redes –, está o Santo Terço, que ocorre de segunda a sábado, das 4h às 6h. O religioso conta com uma legião de admiradores em Votuporanga, e a reportagem do jornal A Cidade ouviu alguns deles.
A jovem Joyce Iuga, de 22 anos, conheceu o Frei por meio do Instagram, onde as pessoas compartilharam o link do terço com ela – somente nesta rede, ele tem quase 9 milhões de seguidores. Questionada sobre o diferencial do religioso, a psicóloga respondeu: “É um Frei jovem, que usa as redes sociais atingindo seu público alvo em maior alcance por meio da fé, principalmente agora no período de Quaresma, influenciando as pessoas a rezarem o santo rosário”.
A moradora da CDHU participa todos os dias do terço. “Comecei com o objetivo de me aproximar novamente de Deus e seguir seus mandamentos, seguindo seus paços e aprendendo mais a cada dia de oração”, revelou.
Joyce não nega que é um certo “sacrifício” acordar de madrugada, porém ela faz com muito carinho e amor. “Sim, é um sacrifício que fazemos por aquele que um dia se sacrificou por nós. Também representamos cada passo de Jesus, já que ele caminhou 40 dias no deserto, orando, jejuando, assim como nós católicos fazemos neste período de Quaresma como uma forma representativa”, comentou.
Muito carismático Moradora da Vila São Vicente, Priscylla Thábata Formenton, de 45 anos, também conheceu o Frei pelo Instagram. “Ele é muito carismático, tem uma fala simples e sábia, tem uma verdade consigo, uma fé que nos ajuda a reacender a nossa fé. Quando o escutamos, é algo mágico”, destacou.
Funcionária pública e confeiteira, ela reza o terço todos os dias. “É a nossa Quaresma, 40 dias para colocar as minhas súplicas no altar de Deus, aumentando minha fé, buscando esperança para os dias difíceis e desejando uma constante comunhão com Deus”, observou.
O Santo Terço começa às 4h da madrugada, e Priscylla acorda um pouco antes, passa um cafezinho, deixa água geladinha “no jeito”, e rosário e bíblia na mão. Já às 3h50, ocorre a oração de Súplica Ardente aos Santos Anjos e, em seguida, o rosário. “Participo desde o primeiro dia, fielmente, e vou até o último dia, 20 de abril, se Deus quiser! Dando umas cochiladas de vez em quando, mas nem penso em desistir”, falou. Ela também entende que o ato de acordar na madrugada é um sacrifício, no entanto é “um sacrifício para o Dono dos meus dias, Dono da minha vida e Dono da minha família”. “Começar nosso dia com oração, devoção e rezando o Santo Rosário, nos traz paz, traz ânimo, esperança e bênçãos, muitas bênçãos diárias! Desejo continuar essa vida de oração constante mesmo após a Páscoa”, concluiu.
Polêmicas Recentemente, Frei Gilson foi figura central de um embate na internet entre bolsonaristas e a esquerda. Internautas têm resgatado declarações polêmicas feitas pelo sacerdote em suas lives, como quando afirmou que as mulheres foram criadas para “curar a solidão do homem” e que, portanto, deveriam auxiliá-los. Frei Gilson também é personagem recorrente de conteúdos da produtora Brasil Paralelo, comumente associada a figuras da direita brasileira. No grupo Militância Raiz, que reúne influenciadores de esquerda na plataforma digital Telegram, o frei é classificado como a “aposta da Brasil Paralelo, produtora bolsonarista, para tomar a Igreja Católica, deixar de cultuar a Cristo e passar a cultuar o Bolsonaro”. Diante das críticas feitas nas redes ao líder religioso por suas falas e posicionamentos, lideranças políticas também se posicionaram, contra e a favor do Frei.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/03/frei-gilson-tem-legiao-de-admiradores-em-votuporanga-que-acordam-de-madrugada-para-rezar-o-terco-n83376
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco