Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/alerta-santa-casa-de-votuporanga-revive-cenario-de-terror-da-pandemia-com-100-de-taxa-de-ocupacao-n84112 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Alerta: Santa Casa de Votuporanga revive cenário de terror da pandemia com 100% de taxa de ocupação
Como medida emergencial, o hospital precisou cancelar cirurgias eletivas e manter pacientes críticos em leitos da Emergência
A Santa Casa de Votuporanga emitiu ontem um alerta que revive os momentos de terror enfrentados pela cidade durante o ápice da pandemia da Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos e da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital já passam de 100%, por conta do grande número de pacientes internados com sintomas de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
De acordo com o comunicado, a Santa Casa de Votuporanga enfrenta um aumento expressivo na demanda por atendimentos pediátricos em decorrência da alta incidência de casos gripais, tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde), quanto convênios e particulares. O cenário atual é de extrema preocupação, com a taxa de ocupação ultrapassando 100% da capacidade, comprometendo diretamente a agilidade e a qualidade da assistência prestada às crianças.
O cenário tem gerado impactos diretos na assistência prestada, como o aumento no tempo de espera para consultas e internações, limitação de vagas para novos atendimentos e sobrecarga da equipe multiprofissional. Somente neste ano, foram 1.342 atendimentos pediátricos de síndromes respiratórias no hospital. Abril fechou com 315 atendimentos para crianças e, de 1 até 21 de maio, foram 513 atendimentos (média de 24 por dia).
A situação crítica, no entanto, não se restringe à pediatria. A UTI destinada a pacientes adultos também opera com ocupação superior a 195%. Como medida emergencial, a Santa Casa precisou adotar o cancelamento de cirurgias eletivas e manter pacientes críticos em leitos da Emergência até a disponibilidade de vaga em UTI.
Cuidados Diante do atual cenário, a Santa Casa reforça que é fundamental que toda a população mantenha a vacinação em dia. A vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos e é uma das principais formas de prevenção contra quadros graves de infecção respiratória.
Além disso, a importância das pessoas com sintomas respiratórios utilizarem máscara para reduzir o risco de contágio e proteger outras pessoas, sobretudo em ambientes de espera e circulação intensa.
“A Santa Casa segue mobilizada para enfrentar este momento desafiador, contando com o apoio da comunidade e das autoridades em saúde para garantir a continuidade da assistência com segurança e qualidade”, diz nota emitida pelo hospital.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/alerta-santa-casa-de-votuporanga-revive-cenario-de-terror-da-pandemia-com-100-de-taxa-de-ocupacao-n84112
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco