Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/06/mais-caes-com-leishmaniose-sao-sacrificados-em-votuporanga-e-outros-casos-seguem-em-investigacao-n84366 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Mais cães com leishmaniose são sacrificados em Votuporanga e outros casos seguem em investigação
Cães que testaram positivo para a leishmaniose foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses e sacrificados
Mais cães diagnosticados com leishmaniose foram sacrificados em Votuporanga. A informação foi apurada pela reportagem do jornal A Cidade junto à Prefeitura de Votuporanga. Os animais são do caso de cachorros retirados de uma propriedade localizada na zona Norte do município.
Como noticiou o A Cidade, por determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias da Saúde e de Bem-Estar Animal, está adotando um conjunto de ações voltadas ao controle e prevenção da leishmaniose no município. Recentemente, foi realizada uma operação que resultou no recolhimento de 29 cães que se encontravam em um imóvel localizado na zona Norte da cidade.
Durante a ação, foram coletadas amostras de sangue de todos os animais, com o objetivo de realizar exames para detecção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Dos 29 cães submetidos aos testes, inicialmente três apresentaram resultado positivo para a doença e foram sacrificados.
Outros nove aguardavam o resultado do exame Elisa, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São José do Rio Preto, unidade de referência para a confirmação diagnóstica. Agora, os resultados foram liberados, sendo quatro positivos, dois indeterminados (foi realizada uma nova coleta e encaminhada ao IAL para repetir o exame) e três negativos (os animais foram encaminhados para o abrigo da Secretaria de Bem-Estar Animal).
Os quatro cães que testaram positivo para a Leishmaniose Visceral Canina foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses "Danilo Carlos Galera", onde, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, foram submetidos ao procedimento de eutanásia. A medida visa interromper a cadeia de transmissão da doença, que é considerada grave tanto para os animais quanto para os seres humanos.
O imóvel onde os cães estavam abrigados vinha sendo alvo de diversas reclamações por parte de moradores da região. As denúncias relatavam episódios de perturbação de sossego, provocados pelo barulho excessivo, além de mau cheiro e outras condições inadequadas para a manutenção de animais. A Vigilância Sanitária já havia notificado anteriormente a responsável pelo local, principalmente em função da ausência de condições mínimas de higiene e da falta de medidas preventivas.
Durante a operação, foi constatado que os animais apresentavam sinais evidentes de maus-tratos. Muitos estavam magros, doentes e alguns com sintomas visíveis compatíveis com a leishmaniose, como lesões cutâneas, emagrecimento e apatia. A situação reforçou a necessidade de intervenção imediata por parte do poder público.
Em março, a Secretaria da Saúde já havia registrado a notificação de um caso de Leishmaniose Humana nas proximidades do imóvel em questão. A paciente, uma idosa de 70 anos, recebeu tratamento médico adequado, tendo concluído o protocolo terapêutico e recebido alta com cura.
Como medida preventiva, após a confirmação do caso humano, a Prefeitura realizou o manejo ambiental em um raio de 200 metros ao redor da residência da paciente. As ações incluíram a aplicação de inseticida para o controle do mosquito-palha, vetor responsável pela transmissão da Leishmaniose, e a coleta de sangue de todos os cães residentes nesse perímetro para diagnóstico da doença.
A operação realizada em Votuporanga integra um conjunto de estratégias que vêm sendo implementadas pelas autoridades municipais, com o objetivo de reduzir os riscos de disseminação da leishmaniose na cidade. As ações seguem protocolos técnicos e normas sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes, priorizando a saúde pública e o bem-estar animal.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/06/mais-caes-com-leishmaniose-sao-sacrificados-em-votuporanga-e-outros-casos-seguem-em-investigacao-n84366
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco