Prefeitura decretou luto após a morte de Milton Perecin, professor da Rede Municipal de Ensino
Prefeitura decretou luto após a morte de Milton Perecin, professor da Rede Municipal de Ensino (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura Municipal de Votuporanga decretou luto oficial de três dias após o falecimento do professor da rede municipal de ensino Milton Perecin, que morreu no último sábado.
De acordo com o Poder Executivo, o educador era apaixonado pela sua profissão e admirado por seus colegas e alunos. “Um apaixonado pelo ato de lecionar que ia muito além de livros e lousa, pensava e desenvolvia projetos inovadores, muitas vezes premiados com mérito, para proporcionar ensino de qualidade aos seus alunos”, destaca a Prefeitura.
“Com muito pesar informamos sua passagem, mas que deixa um honrado legado durante sua carreira apaixonada e apaixonante pela Educação. Inúmeros alunos levarão para suas vidas o aprendizado que tiveram em salas de aula mas, mais que isso, a sabedoria para a formação profissional e, acima de tudo, de ser humano! Nos despedimos com uma salva de palmas e um profundo sentimento de gratidão por toda sua contribuição na educação, formação e amizade!”, acrescentou o Executivo.
Ontem, foi publicado o Decreto Nº 19 141, de 23 de junho 2025, que decreta luto oficial no Município pelo falecimento do professor Milton Perecin. Para isso, a Prefeitura considerou que ele “dedicou décadas de sua vida à educação, deixando um legado de amor pela profissão, respeito aos alunos e compromisso com a formação cidadã de milhares de votuporanguenses”. E que a “trajetória dele foi marcada pelo reconhecimento da comunidade escolar, por prêmios e homenagens recebidos ao longo da carreira e por sua contribuição incansável para o fortalecimento da educação pública em nossa cidade”.
No ano passado, Milton, então professor da escola municipal CEM “Profª Anita Liévana Camargo”, foi vencedor do prêmio “Resultados que Transformam”, promovido pela Editora Moderna/Set Brasil, cuja cerimônia ocorreu em São Paulo. Fração no Sushi foi o projeto inscrito e premiado que ensina a operação matemática utilizando food truck de comida japonesa aos alunos do 5º Ano D da escola.
Diante da grande necessidade de trabalhar com o conteúdo de fração proposto no material Set Brasil, o professor buscou parceria com uma das famílias da sala para tornar concreto o conceito de fração. “A ideia de usar o sushi surgiu devido ao fato de nesta sala cerca de cinco famílias terem como profissão a culinária japonesa sendo uma delas proprietária de um food truck no qual produz e comercializa o alimento. Ao conversar com os pais desse aluno, eles, de imediato, acharam interessante a ideia e, assim, prontamente se dispuseram a colaborar e elaborar todos os preparativos para o dia da aula”, comentou o professor na oportunidade.
No dia de execução do projeto foram trabalhadas nomenclaturas, comparações de frações, aprofundamento de frações equivalentes, entre outras atividades. “A mãe do aluno aproveitou a oportunidade para explicar aos alunos sobre a diferença da comida japonesa feita no Japão e feita no nosso país. Durante as outras semanas, fomos trabalhando sobre alergia alimentar, informações nutricionais, origem dos ingredientes, entre outros mais”, explicou na época.