Prefeito anuncia inauguração da tirolesa e pedalinhos do Parque da Cultura para 8 de agosto
Tirolesa e pedalinhos do Parque da Cultura serão inaugurados no dia 8 de agosto, aniversário de Votuporanga (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Jorge Seba (PSD) anunciou nesta semana, durante o programa Café com o Prefeito, da rádio
Cidade FM, que a estrutura para o funcionamento da tirolesa e os pedalinhos no Parque da Cultura será inaugurada no aniversário de Votuporanga, ou seja, dia 8 de agosto. O anúncio foi feito após uma ouvinte da emissora questionar a demora para o projeto sair do papel.
Segundo Seba, a entrega das atrações sofreu atraso devido a trâmites burocráticos, principalmente relacionados à contratação da empresa responsável pela operação dos equipamentos.
“Não era só a construção, mas também precisávamos contratar a operação do serviço, e há poucas empresas que fazem isso. Por isso tivemos esse tempo de trabalho mais burocrático. Já vencemos essas duas etapas, com a contratação da empresa que vai prestar o serviço”, afirmou Seba.
O prefeito destacou ainda que, com a inauguração, o Parque da Cultura, que é considerado um dos principais cartões-postais da cidade, passará a contar com duas novas atrações voltadas ao lazer de famílias e turistas.
“A partir já do dia 8 de agosto, o nosso Parque da Cultura, que é um dos principais cartões-postais de nossa querida cidade passará a contar também com essas duas importantes atrações para a diversão das famílias votuporanguenses e também de todos os nossos visitantes”, completou.
O projeto
O projeto da tirolesa e dos pedalinhos foi lançado em 2023 com previsão inicial de seis meses para conclusão das obras. A construção da estrutura teve início em setembro daquele ano e foi concluída ainda em 2024, mas a operação dos equipamentos não foi iniciada o que chegou a gerar críticas nas redes sociais e na Câmara.
Em fevereiro o A Cidade fez questionou a Prefeitura que, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, afirmou que estava aguardando uma licitação para contratar a empresa que seria a responsável por fazer a gestão, tanto da tirolesa quanto do pedalinho, com monitores treinados para garantir segurança e o bom funcionamento dos equipamentos.
Cinco meses depois deste questionamento ocorreu homologação da empresa responsável pela exploração comercial dos serviços, a Aguapei Brasil Soluções Integradas Ltda, que tem sede registrada na cidade de Lins.
Estrutura
A tirolesa conta com uma torre de madeira de três metros de altura instalada nas proximidades do Centro de Cultura e Turismo, com cabos de aço estendidos por 180 metros e altura média de cinco metros acima do lago. A estrutura cruza a represa do Parque da Cultura, chegando a uma rampa de desembarque do outro lado. Já os pedalinhos, em formato de cisne, serão operados a partir de um deck às margens do lago e terão uso obrigatório de coletes salva-vidas, com supervisão de monitores treinados.
Os recursos para execução da obra foram viabilizados por meio de convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com investimento estimado em aproximadamente R$?550 mil. A concessão do espaço à empresa privada para exploração comercial dos serviços foi autorizada mediante contrato no valor de R$?21,6 mil.