Prédio histórico da instituição de ensino, que ocupa um quarteirão inteiro na região central de Votuporanga, deve ser vendido após mudança
Campus Centro da Unifev pode ser desativado e todos os cursos hoje lá oferecidos levados para a Cidade Universitária (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuproanga.com.br
A FEV (Fundação Educacional de Votuporanga), mantenedora da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), deu início, nos últimos dias, a estudos técnicos que visam a desativação do Campus Centro, localizado na rua Pernambuco, região central da cidade. A proposta é transferir integralmente os cursos e setores administrativos da instituição para a Cidade Universitária, situada na Avenida Nasser Marão, às margens da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320).
O prédio da rua Pernambuco, que ocupa um quarteirão inteiro, tem valor simbólico e histórico para Votuporanga, pois foi o berço da educação superior no município e abrigou, por décadas, a formação de milhares de profissionais. Caso a mudança seja concretizada, o imóvel poderá ser vendido, devido à sua localização estratégica e ao alto valor de mercado.
Os rumores sobre a migração total para a Cidade Universitária já circulavam nos bastidores da instituição há algum tempo, mas ganharam força após um pronunciamento feito pelo diretor-presidente da FEV, Celso Penha Vasconcelos, durante um evento julino interno. A reportagem de A Cidade procurou a direção da Unifev, que confirmou oficialmente a intenção por meio de nota: "a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), mantenedora do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), informa que está iniciando estudos técnicos para avaliar a viabilidade de concentrar todos os seus cursos na Cidade Universitária. O objetivo desta iniciativa é otimizar a logística institucional e aprimorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido. Mais informações serão divulgadas à medida que os estudos avançarem”, diz nota oficial encaminhada à redação.
O Campus Centro atualmente abriga importantes cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, além de setores administrativos e o memorial da Unifev. Para que a mudança aconteça, será necessária a ampliação e readequação das estruturas físicas da Cidade Universitária, com obras que garantam acessibilidade, novos laboratórios, salas de aula e áreas administrativas.
Embora os estudos ainda estejam em andamento, extraoficialmente fontes ligadas à instituição afirmam que já existe um consenso interno sobre a necessidade da mudança, tanto do ponto de vista logístico quanto acadêmico. Os investimentos necessários para a transição devem ser compensados com a posterior destinação do prédio central.
Por enquanto, porém, não há prazos definidos para a mudança nem valores confirmados de investimentos. Os estudos técnicos envolvem análises estruturais, financeiras, pedagógicas e urbanísticas. A possível venda do Campus Centro também deverá ser conduzida com cautela, uma vez que o prédio tem significado histórico para a comunidade votuporanguense e para milhares de ex-alunos que ali passaram ao longo de quase seis décadas.