Desde o mês de março, a Secretaria da Saúde de Votuporanga tem disponibilizado doses da vacina contra a dengue
Em 2025, já foram registradas quatro mortes por dengue em Votuporanga (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Apesar de Votuporanga já ter registrado mais de 5 mil casos de dengue somente neste ano, a procura pela vacina contra a doença segue baixa no município. De acordo com dados mais recentes da Secretaria da Saúde, apenas 1.352 doses foram aplicadas até o momento, número considerado abaixo do esperado, principalmente diante do cenário de transmissão.
Desde o mês de março, a Secretaria da Saúde de Votuporanga tem disponibilizado doses da vacina contra a dengue em todas as Unidades de Saúde da cidade. Na primeira remessa, o município recebeu 2 mil doses do imunizante Qdenga, desenvolvido para combater os quatro sorotipos do vírus da dengue. Recentemente, mais 1.400 doses chegaram à cidade, somando um total de 3.400 vacinas recebidas até agora.
A aplicação da vacina segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que neste momento determina que o imunizante seja administrado exclusivamente em pessoas com idade entre 10 e 14 anos, faixa etária considerada prioritária pelo governo federal por concentrar um alto número de hospitalizações em decorrência da doença.
Mesmo com a oferta ampla da vacina nas unidades básicas, o último levantamento da Secretaria aponta que menos da metade das doses disponíveis foram aplicadas. O número de crianças e adolescentes vacinados representa uma fração pequena do total de pessoas que integram o público-alvo da campanha no município.
A Secretaria da Saúde reforça que a vacina continua disponível e pode ser encontrada em todas as unidades de saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto da doença na cidade. “O imunizante protege contra os quatro sorotipos da doença. Nosso pedido é para que os pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes para receber a dose da vacina. Ao vacinar este público, contribuímos na redução da circulação do vírus e proteção de todos”, aponta a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
A Qdenga é uma vacina desenvolvida para prevenir a dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Produzida pelo laboratório Takeda, a Qdenga (nome técnico: TAK-003) é uma vacina tetravalente, o que significa que ela oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Ela é composta por uma versão atenuada (enfraquecida) do vírus da dengue tipo 2, que serve como base para induzir a resposta imune também contra os outros três tipos. A Qdenga foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2023 para uso no Brasil.
Em 2025, já foram registradas quatro mortes por dengue em Votuporanga, o que, segundo a Secretaria da Saúde, aumenta o alerta para que cada um assuma sua responsabilidade e desempenhe o seu papel contra a doença.