Mesmo com coleta regular, resíduos são jogados indevidamente em trecho da marginal; responsável pode ser multado
Novo ponto de descarte de lixo passou por limpeza, às margens da rodovia Euclides da Cunha, em Votuporanga (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Equipes da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) realizaram, na manhã de ontem, a limpeza de um ponto de descarte irregular de lixo às margens da rodovia Euclides da Cunham (SP-320), nas proximidades da avenida José Marão Filho. A ação foi denunciada pelo prefeito Jorge Seba (PSD), que acompanhou os trabalhos de limpeza ao lado do superintendente da autarquia, Luciano Passoni.
O local amanheceu coberto por resíduos diversos, supostamente despejados durante o fim de semana. A região já é atendida regularmente pelo serviço de coleta pública, o que gerou revolta entre os moradores.
“É revoltante presenciar esse tipo de atitude. Estamos aqui com nossa equipe fazendo a limpeza do que foi deixado por alguém de forma irresponsável. Isso desrespeita não só os servidores públicos, mas toda a população”, disse o prefeito durante a vistoria ao local.
O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental e está sujeito a penalidades previstas em legislação municipal. A orientação é que, ao presenciar casos semelhantes, a população denuncie o responsável por meio do telefone 190.
A Saev Ambiental reforça que segue trabalhando diariamente para manter a cidade limpa, mas alerta que a colaboração dos cidadãos é fundamental. “Lugar de lixo é no lixo. Há coleta regular, não há justificativa para esse tipo de comportamento”, pontuou Passoni.
A autarquia também destaca que ações educativas e de fiscalização continuarão sendo intensificadas em pontos recorrentes de descarte ilegal, com o objetivo de preservar o espaço urbano e o meio ambiente.