Segundo números da Santa Casa, mais de 950 nascimentos foram registrados no hospital
Segundo números da Santa Casa, mais de 950 nascimentos foram registrados no hospital (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Mais de 950 nascimentos foram registrados na Santa Casa de Votuporanga nos seis primeiros meses de 2025. Os registros são de partos realizados por meio de convênios, SUS (Sistema Único de Saúde) e particulares. Quase 500 novos votuporanguenses nasceram na unidade.
O número exato é de 956 nascimento, que ocorreram em 941 partos, uma média de 157 procedimentos por mês. Foram registradas 784 cesáreas e 157 partos normais. Nasceram 503 meninos e 453 meninas. Do total, 492 bebês são de Votuporanga.
Em conversa com a reportagem do jornal A Cidade, a direção da unidade de saúde explicou que semestre o hospital deu mais um importante passo para fortalecer o cuidado humanizado e de excelência às gestantes: “inauguramos mais um moderno quarto PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), estrategicamente localizado ao lado do Centro Cirúrgico e em frente à UTI Neonatal – reforçando nosso compromisso com segurança, acolhimento e qualidade em cada nascimento”.
Conforme a Santa Casa, o novo espaço foi cuidadosamente planejado. Com iluminação suave, ambiente acolhedor e estrutura completa, o quarto permite liberdade de movimentos e posições para a gestante, respeitando suas escolhas e necessidades durante o trabalho de parto. Conta ainda com recursos como banqueta, bola, banho terapêutico, aromaterapia e musicoterapia – aliados que tornam o momento do parto mais tranquilo, confortável e memorável.
Na Maternidade do SUS, são 14 leitos disponíveis, além da Ala José Delgado, voltada para atendimentos por convênios e particulares. Agora, com dois quartos PPPs em operação, o hospital amplia sua capacidade de oferecer partos normais com um olhar humanizado e individualizado.
Para garantir ainda mais segurança aos bebês e suas famílias, a instituição conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal equipada para atender recém-nascidos prematuros ou que necessitem de cuidados especiais – uma retaguarda essencial para qualquer situação de maior complexidade no pós-parto. “Essa estrutura é sustentada por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, que passa por capacitações contínuas e está em constante atualização com as melhores práticas em atenção materno-infantil. Nosso time é preparado para acolher cada mulher com empatia, técnica e cuidado – porque aqui, nascer é um ato de amor que envolve ciência, sensibilidade e respeito”, concluiu a direção do hospital.