Equipamento importado da Suíça, de alta tecnologia, amplia a precisão e a segurança das cirurgias neurológicas no hospital
Novo microscópio cirúrgico adquirido pela Santa Casa de Votuporanga já está em funcionamento (Foto: A Cidade/Santa Casa)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Votuporanga apresentou ontem, em um ato público de prestação de contas, o novo microscópio cirúrgico adquirido pelo hospital com os recursos arrecadados durante a campanha “Noite Premiada”, realizada no Centro de Eventos Helder Galera, no dia 22 de agosto. O equipamento, importado da Suíça, já está em funcionamento e a primeira paciente operada com o seu auxílio fez questão de dar um depoimento durante a cerimônia.
A apresentação contou com a presença de lideranças políticas e empresariais da cidade, dentre elas o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), o prefeito Jorge Seba (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, Daniel David (MDB), além de diretores da Santa Casa, no ato representados pelo provedor do hospital, Amaro Rodero. Também participaram a secretária da Saúde, Ivonete Félix, o presidente do Republicanos, Neto Ferrari, representando o deputado estadual Danilo Campetti, e o coordenador do curso de Medicina da Unifev, Wagner Moneda Telini.
Segundo Amaro Rodero, a chegada do microscópio, representa um salto gigante na capacidade cirúrgica do hospital, especialmente em neurocirurgias e microcirurgias. Com ele, a precisão aumenta, os riscos de sangramento e sequelas neurológicas diminuem, e a esperança de uma recuperação plena se torna mais palpável para centenas de pacientes.
“Hoje é um dia muito marcante. Essa conquista começou há 75 anos, com pessoas simples que faziam quermesses para manter a Santa Casa viva. Tudo o que somos hoje é resultado do trabalho de gerações — diretores, colaboradores, médicos, enfermeiros e parceiros. Quando vemos três mil pessoas se unindo em uma noite para arrecadar quase um milhão de reais, percebemos que nada disso é feito sozinho. Aqui, o resultado vem do esforço coletivo, da solidariedade e do amor pelo próximo”, afirmou emocionado.
O médico neurocirurgião Luiz Antônio Teixeira Castelan, coordenador da neurocirurgia da Santa Casa explicou que o microscópio é um instrumento crucial para oferecer mais segurança durante os procedimentos. Além da neurocirurgia, o aparelho é versátil e pode ser utilizado em outras cirurgias como as realizadas por otorrinolaringologistas, urologistas e ortopedistas, tornando-se "um presente" para todo o Hospital.
"Essa conquista, ela não é da neurocirurgia, é um equipamento da Instituição em que o primeiro beneficiado vai ser o paciente. Nunca foi nos dito nenhum não, só sim, até agora. Todo mundo parece que está nos incentivando a trabalhar mais, a operar mais, a atender mais gente", disse o profissional.
O momento mais emocionante da apresentação, porém, foi o depoimento de Anne Caroline da Silva Rinaldi, de 35 anos, que foi a primeira a se beneficiar da tecnologia em uma cirurgia neurológica. Ela, que é paciente do SUS (Sistema Único de Saúde), contou que convive desde 2017 com uma dor insuportável, que a impedia de viver e até mesmo de se sentar para as refeições. “A dor era tanta que eu não conseguia nem me sentar para almoçar ou jantar, tinha que fazer minhas refeições em pé. Só quem passa sabe como é difícil", desabafou, emocionada.
Após a cirurgia para tratamento de hérnia discal, realizada com o novo equipamento pelo médico Luiz Antônio Teixeira Castelan, Anne já se recupera e enxerga um futuro sem dor.
“Esse aparelho mudou a minha vida, trouxe uma qualidade de vida para mim, para que eu possa voltar a viver, a trabalhar. Operei dia 8. Hoje eu já estou aqui em pé, andando, retomando devagarzinho a minha vida e creio que só tende a melhorar”, concluiu, levando muitos da plateia às lágrimas.