O ex-secretário de Administração, Miguel Maturana, foi exonerado também da superintendência-adjunta da Saev
O ex-secretário de Administração, Miguel Maturana, foi exonerado também da superintendência-adjunta da Saev (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O ex-secretário Municipal de Administração, Miguel Maturana, não é mais o superintendente-adjunto da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Votuporanga. Sua exoneração do cargo foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município, em meio a uma intensa movimentação no primeiro escalão do governo Jorge Seba (PSD).
Para recordar, Maturana, que já havia sido secretário de Administração do ex-prefeito Júnior Marão, voltou para Prefeitura em 2024, oportunidade em que assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico no lugar de Rodrigo Beleza (que se desincompatibilizou do cargo de olho nas eleições daquele ano). Com a reeleição de Seba, Maturana voltou para o posto onde havia se destacado na gestão de Marão, por ser um profissional reconhecidamente técnico.
No início de outubro, porém, começaram a surgir as primeiras informações sobre uma possível reforma no primeiro escalão do governo, já que havia articulações para que Meidão (primeiro-suplente do PSD) voltasse à Câmara Municipal. Com isso, o então vereador Dr. Leandro (PSD) foi convidado a comandar a Pasta ocupada por Maturana, que, por sua vez, foi designado para a superintendência-adjunta da Saev, no lugar de Salvador Castrequini.
A troca, no entanto, conforme se comenta nos bastidores, não teria agradado o então secretário, que se sentiu desprestigiado dentro da administração. Todavia, mesmo assim, sua nomeação para a Saev foi formalizada no dia 24 outubro. Agora, exatos 11 dias depois, veio a exoneração.
Procurado pelo
A Cidade, Miguel Maturana não entrou em polêmicas e disse apenas que sua saída do governo se deu por motivos pessoais. “Vou aproveitar agora mais a minha família, curtir os netos. Estou pendurando as chuteiras”, disse.
Primeiro escalão
Com Maturana fora do governo, o prefeito Jorge Seba terá que promover ainda mais mudanças em seu primeiro escalão. Primeiro, ele precisa encontrar alguém para assumir a vaga deixada pelo ex-vereador Jura na chefia do gabinete e mais outro para a superintendência-adjunta da Saev.
Para o gabinete, há tempos já se comenta no nome do atual secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Marcelo Zeitune, que abriria espaço, então, para o retorno do vereador Marcos Moreno à secretaria de Trânsito. Já para a Saev a missão é mais complexa uma vez que Salvador, “descartado” anteriormente, dificilmente aceitará voltar ao posto.