Contratação emergencial foi publicada no Diário Oficial exatos 15 dias após manifestação dos coletores de lixo do município
Após paralisação e ameaça de greve, Saev faz novo contrato com empresa de coleta de lixo (Foto: A Cidade)
A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga) publicou, no dia 27 de novembro, no Diário Oficial do Município, o extrato de contratação emergencial da empresa Shalom Engenharia e Construções, atual responsável pela coleta do lixo na cidade, para a continuidade do serviço até maio de 2026. A medida foi adotada exatos 15 dias após a paralisação e ameaça de greve dos coletores de lixo, que alegaram, na ocasião, atrasos em pagamentos e condições precárias de trabalho.
O contrato com a Shalom, assinado em 2019, terminaria no próximo dia 28. A contratação emergencial – pelo período de seis meses (prorrogável por até um ano) – então, foi formalizada, por dispensa de licitação, para garantir a continuidade dos serviços. Neste intervalo de tempo Saev deve realizar um novo processo licitatório, com um prazo mais longo, para contratar uma nova ou até a mesma empresa para cuidar do lixo.
Até lá, a atual responsável pelo serviço, que tem sede registrada em Barretos, será responsável não apenas pela coleta e destinação dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais (lixo comum), como também pela varrição de ruas e logradouros públicos. Para tal, ela receberá o total de R$4,6 milhões, cerca de R$766 mil por mês.