A participação em um programa gratuito de apoio à inovação e à produtividade resultou em um crescimento de, aproximadamente, 20% no faturamento da Tork Automóveis, empresa do setor de venda de veículos localizada em Votuporanga
Thiago Sandrim Dourado, de 39 anos, participou do ciclo do programa no segundo semestre de 2025 (Foto: Sebrae-SP)
A participação em um programa gratuito de apoio à inovação e à produtividade resultou em um crescimento de, aproximadamente, 20% no faturamento da Tork Automóveis, empresa do setor de venda de veículos localizada em Votuporanga. O desempenho positivo foi alcançado após a adesão ao Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do Sebrae-SP voltada ao fortalecimento de micro e pequenas empresas.
À frente do negócio está o empresário Thiago Sandrim Dourado, de 39 anos, que participou do ciclo do programa no segundo semestre de 2025, com acompanhamento do Agente Local de Inovação Produtividade (ALI), Rafael Marques.
Segundo o empreendedor, a experiência contribuiu diretamente para a reorganização interna da empresa e para a melhoria de processos. Para ele, os ganhos refletiram não apenas no faturamento, mas também na gestão do negócio como um todo.
“Tivemos uma participação ativa no programa, respeitando os prazos e cumprindo todas as etapas propostas. O acompanhamento do ALI ajudou muito na organização do nosso trabalho e na melhoria dos processos. Tanto é que nosso aumento de faturamento foi em torno de 20%”, afirma Dourado.
O plano de ação desenvolvido durante o ciclo teve como foco a estruturação de uma rotina de pós-venda e relacionamento com clientes, com o objetivo de fortalecer vínculos, ampliar oportunidades de recompra e valorizar parcerias estratégicas. Entre os resultados esperados ao final do acompanhamento estiveram o aumento da satisfação e da fidelização dos clientes, a identificação de novas oportunidades de revenda e serviços complementares e o fortalecimento do posicionamento premium e inovador da Tork Automóveis no mercado regional.
Com base nos resultados obtidos, o empresário afirma que recomendaria o programa a outros empreendedores. “Com certeza. Todo empresário que tenha a mente aberta e esteja disposto a melhorar o seu negócio tem muito a ganhar com a proposta do ALI e com a experiência oferecida pelo Sebrae”, avalia.
Programa Brasil Mais Produtivo
As inscrições para o Programa Brasil Mais Produtivo seguem abertas em todo o Estado de São Paulo. Em Votuporanga, estão disponíveis 154 vagas. No total, são 6.820 vagas destinadas a micro e pequenas empresas interessadas em adotar práticas inovadoras para aumentar a produtividade e o faturamento. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro.
O programa oferece acompanhamento especializado por até seis meses. Nesse período, um agente bolsista atua diretamente junto ao empresário, realizando diagnósticos, visitas técnicas e acompanhamento contínuo, com foco na modernização de processos, redução de custos e aumento da competitividade.
Em âmbito nacional, o Brasil Mais Produtivo já atendeu mais de 93 mil empresas, alcançando resultados expressivos, como 24,4% de aumento médio na produtividade e 11,4% de crescimento no faturamento, já descontada a inflação.
A iniciativa é exclusiva para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3214 – 6670.