Cadernos, mochilas, lápis, além dos uniformes escolares, passam a fazer parte da lista de compras neste período ( Foto: Divulgação)
Luciana Tambuque
luciana@acidadevotuporanga.com.br
Com a proximidade do início do ano letivo, a tradicional corrida dos pais às papelarias já começou em Votuporanga. A procura por materiais escolares movimenta o comércio local e revela um consumidor mais atento aos preços, às facilidades de pagamento e, principalmente, à praticidade. Para entender como está esse cenário, o jornal A Cidade conversou com a comerciante Denise Rodrigues Marabeis, proprietária de uma das maiores papelarias do município.
Segundo Denise, a movimentação neste período é positiva, mas apresenta mudanças em relação ao ano passado. Ela explica que percebe uma postura diferente dos clientes. “A movimentação está bem positiva, porém diferente do ano passado. As compras estão mais conscientes, os clientes estão vindo com mais planejamento, evitando compras por impulso. Mas estão indo onde encontram tudo em um só lugar”, afirma. A empresária destaca ainda que a rotina cada vez mais corrida faz com que os pais priorizem a facilidade. “Eles querem resolver tudo em um único local e também buscam condições de pagamento, como o parcelamento em até 10 vezes sem juros”, conta.
Quando o assunto são os itens mais procurados, Denise conta que os materiais básicos continuam liderando as vendas. “Lápis, cadernos e itens essenciais de papelaria seguem sendo os campeões”, explica. No entanto, as tendências também aparecem. “Todo ano surgem as modinhas dos personagens. Este ano temos o Stitch, a capivara e a Hello Kitty, mas, no geral, os itens básicos ainda são os mais vendidos”, explica.
A comerciante confirma que os consumidores estão mais atentos aos preços e às vantagens oferecidas pelas lojas. “Eles pesquisam mais, fazem orçamento e comparam para escolher onde o preço é mais justo. Mas não é só isso. O parcelamento e a comodidade de comprar tudo de uma só vez pesam muito na decisão. O planejamento está mais presente, sim”, avalia.
Para atender a essa demanda, a papelaria reforçou o estoque e acabou se surpreendendo positivamente com a procura por alguns produtos. “Tivemos uma saída muito grande de kits e de material escolar personalizado, como etiquetas”, conta Denise. Ela explica que, para quem compra todo o material na loja, as etiquetas são fornecidas gratuitamente. “Isso gera uma economia significativa para os pais. Além disso, eles podem enviar a lista pelo WhatsApp, nossa equipe separa tudo e eles só passam para buscar e pagar. Isso mostra que os clientes valorizam soluções práticas”, reforça.
Dicas para economizar na compra do material escolar
Para os pais que ainda não foram às compras, Denise deixa orientações importantes. “A principal dica é não deixar para a última hora e optar por lojas que oferecem a lista completa. Assim, é possível comprar tudo em um só lugar e evitar gastos extras”, recomenda. Segundo ela, além da economia, a praticidade faz toda a diferença. “O cliente sai com tudo resolvido: material, etiquetas, facilidade de pagamento e ainda participa de sorteios. Isso ajuda muito nesse período que costuma ser tão corrido”, finaliza.
A expectativa do comércio é que a procura continue intensa nos próximos dias, reforçando a importância do planejamento para garantir economia e tranquilidade na volta às aulas.