Da Redação
De um lado, o melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Do outro, a segunda melhor defesa - e no caminho para ser a mais efetiva. Corinthians e Palmeiras se enfrentam hoje, às 16 horas, no Pacaembu, com diferentes propostas: o Timão, na estreia do técnico Tite, tenta retomar sua veia ofensiva que tanto deu benefícios neste campeonato. Já o Verdão, embalado, espera manter a ótima sequência no setor defensivo para encontrar o caminho da vitória.
Classificado para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana, o time de Luiz Felipe Scolari tem metas no Brasileirão: com 44 pontos, está a dois do G-4, que dá vaga para a Libertadores.
O desempenho se dá muito por conta da defesa que, nos últimos sete jogos pelo campeonato, sofreu apenas quatro gols. Com isso, o Verdão é o segundo time menos vazado no Brasileiro - 30 gols em 30 jogos. Só o Cruzeiro, com 28, tem defesa mais eficiente. O setor tem feito jus ao hino alviverde, que tem em um de seus versos o termo "defesa que ninguém passa".
Timão
O Corinthians, conhecido nos últimos três anos por sua defesa sólida, apresenta comportamento irregular. Em 30 jogos, a equipe sofreu 38 gols. Nas últimas sete partidas, sofreu 14 gols - média alta de dois por jogo. As lesões de Chicão e más atuações dos reservas Leandro Castan e Thiago Heleno contribuíram para esse índice.
A boa posição do Corinthians no Brasileirão (terceiro lugar, com 50 pontos) se dá por conta do ataque: 52 gols em 30 jogos, o melhor do campeonato. A grande sacada é que o time passou a lidar bem com a ausência de Ronaldo, que por um longo tempo ficou no departamento médico.O resultado é que os homens de frente não ficam tão sobrecarregados. Tanto é assim que Iarley e Jorge Henrique, os dois que mais atuaram no setor, fizeram, juntos, 14 gols. Bruno César, sozinho, fez 11. Sem contar os cinco de Elias, os quatro de Paulinho e os dois de Jucilei e Ralf.
O jogo do primeiro turno, empate por 1 a 1, retrata bem os dois estilos. Enquanto o Corinthians chegou a seu gol depois de um belo contra-ataque e troca de passes, o Verdão conseguiu o seu depois de uma bola alçada na área e participação dos zagueiros: Danilo cruzou e Edinho marcou.
Leia na íntegra a versão online