Da Redação
Grandes mestres da capoeira de São Paulo e de outros estados, se reunirão em Votuporanga no Mega Festival e Troca de Cordas, de 3 a 5 de dezembro. Segundo o Professor de Educação Física, Mestre Lousado, do Grupo Alvorada e da Secretaria de Esportes e Lazer, “a intenção é divulgar ainda mais o esporte, um dos mais completos do mundo, valorizar sua prática e, no que diz respeitos aos capoeiristas locais, promover um intercâmbio de técnicas e estilos”.
A abertura será no dia 3, com a realização da Grande Roda, na Praça da Matriz, a partir das 20h. “Acreditamos num total de 500 capoeiristas, dos quais mais de 200 vindos de outras cidades”, prevê Lousado. No dia 4, sábado, “depois de uma grande aula, o “Aulão”, na praça, todos irão para o Ginásio de Esportes “Jane Maria de Lacerda Soares”, no CSU, onde o Mestre Aloísio Nicolau dos Santos, o conhecido “Canseira”, fundador do grupo Alvorada, que se ramificou por todo o Brasil e até na Alemanha, dará uma oficina de Capoeira de Angola” relata Lousado.
No domingo, dia 5, pela manhã, acontecerá a tradicional Troca de Cordas, que é o equivalente ao antigo “batizado” e “implica na graduação dos capoeiristas, significando evolução e subida de grau. Todas as atividades serão abertas público e a participação dos capoeiristas totalmente gratuita.
Leia na íntegra a versão online