A rodada do meio de semana foi toda do Botafogo, que venceu e encostou no pelotão da frente. Joel Santana começa a vislumbrar a possibilidade de ser campeão, o que a matemática permite, mas seu time não me parece capaz de tal feito. Se acontecer o que ocorreu ano passado, quando o Flamengo começou a subir enquanto os que estavam acima dormiam, o time Carioca pode sim, ser campeão. Fluminense,Corinthians e Cruzeiro são os maiores candidatos pelo que conseguiram até aqui e pela qualidade de seus elencos, mas entre eles o Cruzeiro é o que mais assusta. O time de Cuca escorregou em jogos importantes, perdeu pontos quando não deveria e permitiu aos perseguidores, o sonho do título, também. A vitória deu ao Corinthians o ânimo e o fôlego necessário para seguir na campanha do título, mas vencer o Avaí, quase rebaixado é moleza. Jogo tranquilo com mais um erro de arbitragem. Como o apitador Francisco Carlos Nascimento pode marcar falta em Dentinho? Ronaldo, com dois gols, está empolgado e está pronto para mais um jogo, o de amanhã. Para o Timão o teste é neste domingo contra o São Paulo, que vem cheio de moral depois de vencer o Cruzeiro em Uberlândia. O tricolor deve mesmo pensar na Libertadores, mas ainda pode ser campeão, o que é muito difícil pela assídua disputa que terá contra os que estão na frente. E os que estão acima na classificação são vários, e bons adversários. Na parte debaixo, Grêmio Prudente e Goiás estão esperando pelos dois companheiros de série B do ano que vem, com o Avaí se esforçando demais para cair. O Atlético Mineiro ainda não pode respirar aliviado mas se escapar, pode empurrar o Guarani ladeira abaixo.
** Os erros de arbitragem, que estão se acentuando em toda rodada do Brasileirão, merecem uma análise maior. Não adianta apenas se crititar quem errou, pedindo geladeira e punição, o que se deve refletir é se o comando da arbitragem é que merece sim, uma avaliação melhor por parte da CBF. Escalar por escalar é fácil e punir depois, é mais fácil ainda para Sérgio Correia, afinal ele observa os lances pela TV, dá seu veredicto e implacavelmente pune, na maioria das vezes, expondo quem errou à humilhação pública. Alguns casos são perdoáveis, outros não, mas o despreparo destes árbitros e assistentes vem da sua formação, o que passa pela CBF e sua comissão que cuida dos árbitros. A CBF deveria se preocupar com isso e prestar atenção, caso contrário os erros continuarão e podem ser ainda maiores e mais graves.
** Cinco grandes equipes já estariam, nos bastidores, conversando com a Record e discutindo horário e datas alternativas para seus jogos serem transmitidos. Se der certo o acordo, ele deve valer a partir de 2012 e terá partidas aos sábados às 20 horas. Jogos aos sábados à noite são novidade; em 97 as partidas eram às 21h40.
** Amanhã é a estreia de Milton Leite, do SPORTV, narrando na Globo. O jogo transmitido é São Paulo x Corinthians e a seu lado estarão Caio Ribeiro, Casagrande, Arnaldo Cezar Coelho, Mauro Naves e Felipe Diniz. O jogo é às 17 horas e os da noite começam às 19h30.
** Paulo Zaparolli escreveu em sua página recentemente que eu garantia a presença de Cesar Cielo na inauguração da piscina do Centro Esportivo que teremos em breve em Votuporanga. A nota não está errada, Zapa, como sempre está certo e me empenharei para acertar com os pais do nadador, César e Flávia, sua presença na cidade. Daí a garantir a vinda dele é outra coisa, afinal a agenda do nadador é recheada de eventos.
** Pensando melhor, Felipão tem razão em não querer dar entrevistas ou então, quando fala, em responder aos repórteres do modo como está fazendo. O time dele não joga nada mesmo, então por que falar?