Mudança que será homologada pela CBF deixa ambas as equipes com oito títulos nacionais
Da Redação
A unificação dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) como títulos brasileiros está sendo bastante comemorada pelo Santos e pelo Palmeiras. Com a mudança prestes a se homologada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até o final do ano, os dois paulistas dão um grande pulo e se consolidam como os maiores campeões brasileiros de todos os tempos. Tal mudança será comemorada com festas.
Empolgado com a decisão, o presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, já planeja uma grande festa para homenagear os ex-jogadores que construíram essa vitoriosa história do Peixe. O dirigente revelou que a intenção dos santistas é promover um desfile em carro aberto pela cidade com esses antigos craques alvinegros e as respectivas taças conquistadas nesse período de domínio do Santos no futebol brasileiro, durante a década de 60. Afinal, em sua época de ouro, comandado pelo Rei Pelé, o Peixe conquistou cinco títulos da Taça Brasil (1961, 62, 63, 64 e 65), além de um Robertão (em 1968).
Palmeiras
A informação da unificação é motivo de festa ao Palmeiras. Grandes ídolos da história do clube ressaltam a dificuldade das vitórias nas disputas nacionais dos anos 60, fase em que Pelé desfilava o seu futebol no Santos.
Ao lado de César Maluco, Ademir da Guia esteve nas cinco conquistas palmeirenses entre 1967 e 1973 e aguarda uma solenidade de gratidão tanto do clube como da CBF. "Seria muito legal a realização de uma festa, o reconhecimento pelos títulos. Para nós, é importante. Demorou bastante, mas passa para a história", celebra o eterno camisa 10 alviverde. Irreverente, César Maluco acredita que a longa espera valeu a pena. "É importante para o torcedor, para meus netos, minhas filhas. Deve ser muito comemorado pelo Palmeiras, por toda a comunidade. Esses campeões nunca receberam uma festa", diz.
Olho gordo
O São Paulo não viu com bons olhos a decisão da CBF de igualar a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao Campeonato Brasileiro. Em entrevista à Rádio Globo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vice de futebol do Tricolor Paulista, afirmou que as conquistas do seu clube não são discutíveis e que esta decisão coloca em jogo a credibilidade da entidade máxima do futebol brasileiro.
"Em primeiro lugar, não interessa ao São Paulo ser o primeiro ou não. Temos noção do que ganhamos. Não ganhamos nada de presente de ninguém. Nossas conquistas são indiscutíveis. Essa manobra mostra a forma precária como é dirigido o futebol brasileiro. Isso tira a credibilidade do futebol e da entidade que o dirige. Cada hora tem uma novidade" disse o dirigente.
Leia na íntegra a versão online