**Um maravilhoso 2011 a todos, ano que começou com uma bomba. A volta de Ronaldinho Gaúcho é muito bem vinda. Ele será o grande astro do futebol nacional a partir de agora, desbancando Ronaldo e Roberto Carlos. Com uma dívida de gratidão ao time que o revelou, ele não parece tentado a apenas acertar com o Grêmio por esse motivo, abrindo a possibilidade de outros sonharem. Ronaldinho sabe que jogando aqui tem chances de se reeguer e se manter nos planos de Mano Menezes, afinal será titular, o que não conseguia no Milan. A qualidade do seu futebol, todos conhecem, e mesmo não jogando a bola de antes, é uma aposta que vale, e muito. Corinthians,Palmeiras,Santos,Grêmio, Flamengo e Cruzeiro estão na disputa mas oficialmente apenas Palmeiras, Grêmio e Flamengo entraram com propostas. Os outros se mantém atentos e um deles,o Corinthians, já fez contatos com a Milan, fazendo ao time italiano a melhor oferta. Agora é esperar para saber quem vai levar o craque, mas o certo é que o futebol brasileiro ganha demais.
**Começou mais uma Copa São Paulo, o grande mercado de venda de seres humanos do planeta. A dona do torneio, a FPF colocou 92 equipes e pouquissimos clubes de futebol, afinal a grande maioria dos que jogam o torneio, pertence a empresários e os jogadores nem sabem onde ficam as cidades dos clubes que representam. A FPF inscreve as equipes com nomes de cidades ou times, mas é apenas fachada, o que vale é tentar vender algum garoto e faturar. O
pior é que os meninos em sua maioria, se iludem com a falsa expectativa de se tornarem jogadores profissionais, abandonam neste período o que fazem em suas cidades e aceitam as ofertas de empresários.A tortura começa na viagem a sede onde jogarão, ela é de ônibus, dura alguns dias e em apenas dois jogos, a amargura vem, pois a equipe pode não se classificar a segunda fase.
**Causou mal-estar o comentário de Casagrande no "Arena Sportv" de quinta-feira ao dizer que era desnecessário a Copa ter 92 equipes. O ex-jogador e atual comentarista da Globo não escondeu sua decepção com o campeonato que ele disputou aos 16 anos, e que como ele mesmo definiu, reúnia apenas os mais importantes clubes do Brasil. O canal SPORTV é um dos que transmite o torneio e não pega bem um comentário contrário a sua realização.
**Para a homenagem a cidade de São Paulo ser completa, a FPF deveria formar a Copinha com o número de clubes idêntico a cada aniversário da capital Paulista e não apenas 92. As chances de todos ganharem, aumentariam considerávelmente com mais de 400 times em campo.
**E para piorar as coisas, o erro do árbitro Ulisses Zampieri no jogo Grêmio x Marília foi de arrepiar.Marcou falta fora da área no jogador do time gaúcho, consertou ao confirmar o pênalti e aí simplesmente deu tiro de meta na cobrança imaginando que a bola tivesse saído. A bola não poderia sair e ainda balançar a rede, fisicamente isso é impossível, mas o árbitro lambão chegou a esta conclusão absurda. E no jogo do Palmeiras, com mais um time de empresários, o Bandeitante do DF só tinha 15 jogadores inscritos. Estão no banco um goleiro reserva e mais
três para a linha.
**Em Ji-Paraná, a Prefeitura instalou um telão para exbir a estréia do time local na Copa SP, e fez promoções com pizzas e DVDs sorteados entre os mais de mil torcedores que estavam na praça central. Todos atentos a transmissão e aí com a bola rolando, logo com 12 minutos o jogo já tinha ampla vantagem do São Paulo, 2 a 0 e ainda um gol anulado pelo árbitro.
Revoltado e já prevendo o fiasco, o povo começou a gritar "novela,novela" o que levou o dono do equipamento a tirar do SPORTV e passar para a Globo. A novela, assim como o tricolor paulista, deu de goleada.
**O Santos parece ser o melhor preparado para o ano que começa, e a principio não deve ter concorrência no futebol Paulista. São Paulo,Palmeiras e Corinthians ainda estão vivendo do ano passado e nem reforços de peso, trouxeram. O Peixe trouxe Elano e mantém a base de 2.010, mas vive dias turbulentos com as declarações de Roberto Brum quer dizem, não é o santo que parece ser.
**Fecho a primeira coluna do ano, lamentando a morte de Abilio do Baião, um dos amigos que fiz graças a meu saudoso Pai. No Céu, o time dos músicos está cheio de craques como Oscarito, Abilio, Nogueira, Pio, Horácio...