**Começa mais uma temporada e o futebol Paulista pouco contratou, o que pode ser encarado, ou não, como positivo. Existem os que defendem que os dirigentes não podem sair gastando o que não lhes pertence, deixando os clubes atolados em contas que depois se transformarão em bolas de neve. Por outro lado, deve-se lamentar a falta de investimento, o que poderia melhorar não apenas uma agremiação mas um campeonato. O Paulistão continuará sendo um campeonato
atraente e que infelizmente é disputado com seriedade por São Paulo,Corinthians,Palmeiras e Santos, pois os times do interior jogam para não serem rebaixados. Marco Polo Del Nero mexeu na fórmula com medo de que um dos grandes pudesse não se classificar para a segunda fase, o que dá aos times menores uma sobrevida interessante, também ecônomicamente. A grande contratação que um clube Paulista faria seria do Palmeiras, que desistiu de Ronaldinho Gaúcho, e com ajuda de patrocinadores o clube bancaria o investimento prometido, mas preferiu recuar, o que na minha opinião é errado. Vamos torcer para que este Paulistão seja de boas partidas com os times do interior oferecendo algo de agradável.
**Os discursos de Grêmio e Palmeiras não me comovem, afinal eles ao lado de outros clubes como Flamengo e Corinthians, trataram de encarecer a contratação de Ronaldinho Gaúcho. O procedimento do atleta e de seu irmão foi no mínimo, irresponsável, afinal deveriam centrar o foco em apenas uma agremiação sem prometer a várias ao mesmo tempo, que existia a chance clara de contrata-lo. A falsa ilusão de que ele morria ou morre de amores pelo Grêmio fez a torcida e grande parte da mídia acreditar que ele retornaria, mas o que move um jogador de futebol não é o coração. A razão é que fala mais alto, como no caso dos clubes que de forma racional ou não, queriam gastar uma grana que não tinham para contrata-lo. Erros aconteceram de ambas as partes, todos movidos pelo profissionalismo, pelo marketing e pelo investimento e valores que uma transação como esta exibem. O mundo das negociações não lida com sentimentos, ele é áspero, cruel e apenas trata de cifras, e nada mais, então que não me venham agora os discursos contra Ronaldinho e Assis porque não cumpriram o que estavam falando. Os clubes agem do mesmo modo em suas tratativas, e assim será neste mundo capitalista do futebol, onde apenas os torcedores é que são movidos pela paixão e amor ao clube. Mas sem esquecer que até mesmo uma parte da "torcida" é profissional, as ditas organizadas, bancadas por dirigentes, atletas e até
treinadores. Se até a torcida faz negociações e negociatas, porque o jogador não pode?
**E tem mais, escrevi aqui em dezembro do ano passado que era possível sim se contratar um jogador como Ronaldinho, e até falei em Adriano que estava com o ambiente ruim na Roma, e o tempo provou que as chances eram reais. Com a ajuda de parceiros que se tornaram sócios em negociações, os times podem contratar sim, mas é preciso ousar, e mais que isso, ter a confiança dos investidores,o que convenhámos o Flamengo ainda não tem. O detalhe é que o marketing do clube de maior torcida do Brasil pesa favorável neste instante, tanto quanto o do Corinthians, que ainda tem em Ronaldo, sua principal estrela.
**Sábado no amistoso entre Santa Cruz x Juventude em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, um susto para os profissionais de imprensa e os poucos mais de 800 torcedores que estavam no estádio.O comentarista Paulo Sereno, da rádio Santa Cruz sofreu uma convulsão enquanto trabalhava na transmissão da partida e teve que ser levado as pressas ao hospital no carro de um companheiro. Não havia ambulância no estádio para um atendimento imediato, e isso pelo o que manda a FIFA, impede qualquer jogo de ser iniciado. O árbitro deveria ter usado de sua autoridade para não permitir o começo da partida sem uma equipe médica e o carro no estádio. Após o atendimento na emergência do hospital, o comentarista foi liberado e passa bem.
**Como tantos, estou na expectativa pela Votuporanguense 2.011. O campeonato da quarta divisão começa logo e os planos devem estar sendo feitos para que a equipe faça uma grande campanha, atraindo os torcedores como no ano passado, ao "Plinio Marin".