** Começa o Paulistão e me arrisco a dizer que o favorito ao caneco é o Santos,
mas antes da bola rolar é fácil apontar alguma coisa, e mais, o Peixe tem pela frente a Libertadores, e ganhar o torneio intercontinental é a maior das prioridades. Dependendo do elenco, Adilson Batista pode até brigar pelos dois campeonatos, mas o correto é pensar na Libertadores. O Corinthians joga a pré-Libertadores a responsabilidade é grande, afinal a torcida ainda cobra um campeonato de nível para comemorar. A Fiel tem razão em cobiçar algo do tamanho de uma Libertadores, então Tite será obrigado a mesclar titulares e reservas jogando o estadual e a primeira fase do torneio intercontinental. O Palmeiras tem que contratar, e rápido. Alex é solução para o meio campo e para o time inteiro e deve, se vier, carrega-lo nas costas. O elenco é fraco, o treinador é bom mas não
milagres, então não se pode ter grandes esperanças.O Paulistão é mais tranquilo,a cobrança não será e de novo problemas para a diretoria e jogadotres do Palmeiras.O São Paulo também não se reforçou como deveria, trouxe jogadores comuns, e sua torcida não ficar atrás na hora de pegar no pé de quem manda no clube. Carpegiane é calmo demais para aguentar pressão e a diretoria, ao contrário, não costuma administrar bem cobranças.Entre os times do interior as chances de classificação para a segunda fase abrem uma disputa maior entre eles, afinal é bem provável que os quatro grandes passem adiante, então os "caipiras' brigam entre eles. Como sempre, eles jogam é para não serem rebaixados, montam elencos fracos e rezam. O torcedor destes times vai aos estádios para vibrar com os grandes e se der, apoia o time de sua cidade.A novidade fica para a colocação de árbitros atrás dos gols,o que deve ajudar demais o apitador central, afinal ele vai dividir responsabilidades com estes dois e ainda os bandeiras.
** A apresentação de Ronaldinho merecia pompa e gala como se faz lá fora. O campo da Gávea não é do tamando do Maracanã, mas o jogador não deveria dividir o palco com mais gente, e quanta gente. O Corinthians fez uma festa mais organizada para receber Ronaldo, e o Flamengo poderia fazer o mesmo com Ronaldingo Gaúcho.A coletiva foi pior já que ganhou tom de tietagem com aplausos de dirigentes e torcedores e a maioria das perguntas na verdade foi mais uma levantada de bola para que o jogador matasse no peito e chutasse como quisesse. E não se discute que o Flamengo está fazendo um belo time com o reforço do excelente Thiago Neves, ex-Fluminense.
** Semana que vem um encontro entre os responsáveis pela Votuporanguense, decide o orçamento para a temporada. A expectativa é de que a campanha deste ano seja superior a de 2.010, levando o time a brigar pelo acesso, então nada de pechinha nesta hora, mas evidentemente que também não se deve esbanjar dinheiro. O planejamento antecipado, corretamente elaborado e com respaldo, vai garantir sucesso para o futebol local, evidentemente que erros devem existir, mas ele são minimizados quando se faz com planejamento. O retorno de Sérgio Caetano é um passo importante, afinal ele mostrou competência para o comando do time, e deve ser respaldado pelos comandantes, a menos que algo mude os rumos da time em campo.
** Me assustei com a notícia de que Votuporanga sofreu com as fortes chuvas de quinta-feira e que a cidade, em várias regiões, foi afetada pelo temporal. Temos vistos, infelizmente, o que aconteceu no Rio de Janeiro, uma tragédia sem proporções que choca a todos, onde a irresponsabilidade das autoridades é clara, afinal ela não deveria permitir construções em áreas de risco, o que evitaria, certamente, muitas mortes. Felizmente no caso de Votuporanga, o prejuízo é apenas material, mas serve de alerta para que algo deva ser feito pelas autoridades para que ela não ganhe proporções maiores. Mas de nada adianta o empenho do poder público se não há consciência da população, construindo em áreas onde não se deve, desmatando e ainda entupindo bueiros com lixo. Vamos todos, colaborar.
** Luis Estevão, o dono do Brasiliense criou uma rádio que vai mostrar os jogos do time no site do clube. Me recordo que ele era dono de uma equipe esportiva em um AM de Taguatinga e certa vez quando fui ao "Serejão", me assustei do modo como ele entrou na cabine e aos berros repreendeu um dos profissionais que
estava lá. Depois soube que ele tava bravo porque o comentarista disse algo que
ele não gostou, e quando chegou ao estádio, o dono do pedaço foi logo disparando sua ira contra o rapaz. O susto maior foi quando ele foi para sua tribuna assistir ao jogo, muitos torcedores se levantaram e o apaludiram. Lamentávelmente chego a conclusão de que os contratados por ele não farão críticas ao Brasiliense, pelo contrário.
Leia na íntegra a versão online