Da Redação
A votuporanguense Valéria Conceição, terceira melhor ciclista no ranking da União
Ciclística Internacional e vice-campeã brasileira de Cross Country não esconde a sua frustração e até mesmo sua revolta por não estar entre as quatro brasileiras
convocadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo, para o Panamericano de
Mountain Bike, que acontecerá em Chia, na Colômbia, de 1° a 3 de abril. “É esquisito que a CBC contrarie o regulamento que ela mesma criou, pois os critérios de convocação determinavam que teria direito a seguir para o Panamericano somente os ciclistas que tivessem sido campeões e vice-campeões brasileiros em 2010 ou campeões do Ranking 2010, o que não se verificou”, reclama.
A revolta da ciclista se justifica, uma vez que ela foi, em 2010, vice-campeã Brasileira de Cross Country. “Além disso, como são quatro vagas, naturalmente, eu deveria ter sido convocada, uma vez que sou a terceira melhor ciclista brasileira no ranking olímpico da UCI - União Ciclística Internacional, por isso vou recorrer da decisão da CBC junto ao Comitê Olímpico Brasileiro”.
Resultados
Valéria, que integra a equipe SEL/Hidroleve/Unifev/Facchini, com apoio de prova
Proshock/Calypso/CiadaBike/Alpina/Líder, ficou em sétimo lugar na 1ª Etapa da Copa Brasil de Mountain Bike Cross Country, que aconteceu domingo (13), em Campo Largo, no Paraná. Roberta Stopa venceu a prova, depois de assumir a liderança ainda na primeira volta.
A disputa da categoria proporcionou vários rachas, com destaque para a quinta, sexta e sétima colocação. O pelotão formado por Isabella Lacerda, Valéria Conceição, Patrícia Sudário e Luana Machado chamou atenção por estarem juntas durante boa parte da prova. Há muito tempo que não se viam disputas tão acirradas na categoria.
Nos treinos livres no sábado, Valéria, tendo em vistas chuvas, optou pela troca de
pneus, apostando corretamente nos Maxxis Higt Roller. No domingo, o percurso teve quatros voltas num circuito de 4.300 metros, que Valéria percorreu em 1h48m58s. O sétimo lugar lhe valeu 33 pontos no ranking brasileiro de Mountain Bike Cross Country.
Ela agora segue na busca de apoio para toda a temporada 2011, já que o calendário agenda competições praticamente todo final de semana. Domingo, (20), já acontece a primeira etapa do Campeonato Interestadual de Mountain Bike Cross Country, que também vale pontuação para o ranking brasileiro de XCO, em Jarinu (SP), e no próximo dia 27, tem a primeira etapa do Big Biker, em Itanhandu (MG).