J.L.Pavam
O empresário votuporanguense Rolandinho Nogueira assume amanhã, em São Paulo, a mais nova região administrativa (RA) da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Ele será coordenador da 20ª RA da Alta Noroeste Paulista.
“A criação da RA 20 coroou todo um trabalho que começou a ser traçado a partir de 2005, quando assumimos a RA 14 pela primeira vez”, diz Rolandinho. Vice-presidente da Facesp por duas gestões consecutivas, o votuporanguense permaneceu à frente da RA 14 até 2009, quando passou o cargo para Antonio Carlos Parise, de São José do Rio Preto.
“Em nosso primeiro mandato, levamos ao então presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos, o projeto para desmembramento da RA 14, justificando que todas as regiões administrativas eram compostas por, no máximo, 20 entidades, ao passo que a nossa englobava 42 municípios, ficando quase impossível ao vice-presidente visitar todas as associações sob sua jurisdição”, explica Rolandiniho. Embora favorável, Afif, às voltas com a eleição para o Senado e, posteriormente, com a titularidade na Secretaria de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho, teria deixado a decisão para seu sucessor, Alencar Burti.
“Com Burti, desenvolvemos uma série de ações por todo o interior do Estado,
principalmente a campanha pela extinção da CPMF e pela Reforma Tributária,
inclusive com a união das RAs de Marília, Assis, Araçatuba e Presidente Prudente, que resultou num forte movimento chamado “Grito do Interior”; isso fez com que a
criação de uma nova RA fosse deixada para uma próxima oportunidade”, acrescenta Rolandinho.
A recém criada 20ª Região Administrativa da Facesp é composta pelas associações de Américo de Campos, Aparecida D’Oeste, Cardoso, Cosmorama, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Indiaporã, Jales, Macaubal, Nhandeara, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Riolândia, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, Sebastianópolis do Sul, Urânia, Valentim Gentil e a cidade sede, Votuporanga.
Amato na Facesp
Na mesma oportunidade, o empresário Rogério Amato tomará posse na presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Facesp, que reúne 420 Associações Comerciais, para o biênio 2011/2013. A cerimônia será no Clube Atlético Monte Líbano, na capital paulista. Deixa a presidência das entidades, o também empresário Alencar Burti.
Amato assume a ACS e Facesp com o objetivo de ampliar a atuação das duas
entidades na defesa dos princípios da livre iniciativa e, sobretudo, dos interesses dos micro, pequenos e médios empreendedores, imprimindo o novo lema de sua gestão: “Mexeu com um, mexeu com todos”. Resumindo: “O empreendedor terá orgulho de dizer que pertence às nossas Entidades, que têm uma longa tradição moral, independência e que estão prontas para atuar a seu favor no que for preciso”. Ele também investirá em campanhas institucionais do tipo De Olho no Imposto, pela desburocratização, reformas institucionais etc.·.
O novo presidente da ACSP e Facesp tem 62 anos, é administrador de empresas
formado pela Fundação Getúlio Vargas, ex-secretário estadual de Assistência e
Desenvolvimento Social de São Paulo e vice-presidente do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo.
Filho do empresário Mario Amato e de Rogéria Pinto Coelho Amato, preside o
Conselho de Administração e sócio da Springer AS, além de outras empresas.
Participa intensamente de entidades empresariais, como a Eletros, vice-presidente do CIESP, diretor da ABIA, membro da Abrasca e IEDI, entre outras. Além de forte atuação em entidades assistenciais e sociais, sendo presidente (licenciado) da Rebrates (Rede Brasileira do Terceiro Setor), coordenador do Movimento Degrau, membro do conselho da Apave (Associação de Valorização e Promoção de Excepcionais e presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo).
O governador de São Paulo, Geraldo Alckimin , o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Guilherme Afif Domingos, além de prefeitos do Interior, políticos em geral e líderes empresariais participarão da cerimônia de posse.