Da Redação
Após quatro anos utilizando a fórmula de turno único com semifinais, a Federação
Paulista de Futebol, temendo mais uma vez ficar sem os grandes nas partidas decisivas, decidiu adotar as quartas de final e classificar os oito primeiros do Campeonato Paulista. Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos, porém, dispensaram a "ajuda" da entidade e, a uma rodada do fim, vão terminar a fase inicial nas primeiras colocações. A preocupação da FPF fazia sentido: nas quatro edições passadas, apenas uma vez, em 2009, os quatro grandes estiveram juntos nas semifinais. Nas outras ocasiões, o Corinthians sempre ficou fora, acompanhado pelo Palmeiras em 2007 e 2010, e pelo Santos em 2008.
Já classificados às quartas de final, os clubes vão ter que enfrentar outra mudança de regulamento. As duas primeiras fases eliminatórias serão disputadas em partidas
únicas, com direito a disputa de pênaltis em caso de empate. Na final, em dois jogos, quem tiver melhor campanha joga a última em casa e, se os resultados forem iguais, o troféu também será decidido nas penalidades. Nas edições anteriores, havia duelos de ida e volta tanto nas semifinais quanto na final e, se as equipes se igualassem, vencia quem tivesse somado mais pontos no decorrer do torneio.
Por enquanto, quem entra nesse critério é o Palmeiras. Invicto há 15 jogos na temporada e há 11 no Estadual, o time do técnico Luiz Felipe Scolari começou desacreditado, pois havia sido eliminado na semifinal da Copa Sul-americana de 2010 pelo rebaixado Goiás e terminou o Campeonato Brasileiro apenas na décima
colocação. Felipão formou uma grande defesa e tomou apenas seis gols em 18
rodadas.
Pela primeira vez em sete anos sem disputar a Copa Libertadores, o São Paulo não precisou desviar sua atenção do Campeonato Paulista com tanta frequência por causa da Copa do Brasil e tem a segunda colocação, podendo ainda ser líder. No entanto, a boa primeira fase do time só começou após a chegada do meia Lucas. Campeão do Sul-americano sub-20 com a seleção brasileira, a jovem revelação estreou apenas na nona rodada. Com ele, a equipe tem aproveitamento de 83,3% dos pontos, superior a de 62,5% que conseguiu nos oito primeiros jogos do Estadual.
Diferente do São Paulo, o Corinthians jogou a Libertadores, mas foi eliminado logo na fase pré-eliminatória para o Deportes Tolima (COL). Sem a competição continental, a equipe se concentrou no Paulistão, e a chegada de Liedson, na sexta rodada, ajudou o clube a estar em terceiro lugar, empatado com o Santos. Após 12 rodadas, o Levezinho é artilheiro do campeonato com dez gols.
O Peixe aparece em quarto. Atual campeão, a campanha santista foi atrapalhada pela ausência de Neymar, também com a seleção sub-20, e pela lesão de Paulo Henrique Ganso, que só foi jogar na 13ª rodada. Nesse período, a responsabilidade caiu sobre o meia Elano, que não decepcionou e divide a liderança da artilharia com Liedson.
Nas outras colocações que garantem vaga à próxima fase, destaque para a sétima
colocada Ponte Preta, única equipe do torneio que não perdeu para nenhum dos
grandes. Venceu Corinthians e São Paulo, além de empatar com o Santos. Pega o
Palmeiras na última rodada. Já classificados também estão Mirassol e Oeste, enquanto São Caetano, Paulista, Portuguesa e Americana brigam pela outra vaga.