Da Redação
No momento em que a bola rolar para Santos e Palmeiras, hoje, às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, um tabu estará em jogo: o Verdão não perde há cinco partidas para o Peixe. O último triunfo alvinegro sobre os palmeirenses aconteceu em 18 de abril de 2009, por 2 a 1, no Palestra Itália, no segundo duelo das semifinais do Paulistão daquele ano. Mas os santistas estão determinados a encerrar esse período sem vitórias sobre o rival.
Capitão do Santos, o zagueiro Edu Dracena está confiante no fim do tabu, neste
domingo. "Esperamos que sim. É como todo mundo fala: tabu foi feito para se
quebrado. No ano passado, no Paulista, estivemos perto de alcançar isso (o Peixe
sofreu uma virada, perdendo por 4 a 3, dentro de casa)", afirmou.
Nesses cinco jogos de tabu, foram dois empates e três derrotas diante do Palmeiras. E, para dar fim a essa sequência de resultados negativos contra o Verdão, o Peixe planeja tirar o adversário da liderança do Estadual - os palmeirenses ocupam a liderança da competição, com 35 pontos, um a mais do que os santistas.
"Vai ser um jogo bom, bonito de se ver, e esperamos quebrar esse tabu. Estamos
vivendo um momento importante do Paulistão e, caso a nossa equipe ganhe, podemos assumir o primeiro lugar do campeonato, quem sabe garantindo uma vantagem para a próxima fase. Por isso, o momento não poderia ser melhor para vencermos o Palmeiras", concluiu.
Confirmado
Após ficar três jogos fora da equipe titular (um por lesão e dois por sinusite), o lateral esquerdo Léo está confirmado entre os titulares do Santos para o jogo contra o Palmeiras. Entusiasmado com o seu retorno, o camisa 3 do Peixe destacou estar bastante motivado para jogar o clássico, válido pela 17° rodada do Campeonato Paulista.
"Foram cerca de 15 dias longe dos campos e a vontade de jogar é grande. Treinei bem durante toda a semana e estou bastante motivado para ajudar o Santos a conquistar um bom resultado diante do Palmeiras," disse Léo. Os santistas estão classificados para as quartas de final do Paulistão. Mas os alvinegros também desejam alcançar a primeira colocação na primeira fase do Estadual para garantir vantagem até a decisão do torneio. Por isso, uma vitória sobre o Verdão, atual líder, é considerada fundamental.
O Santos está na quarta posição, com 34 pontos, um a menos que os palmeirenses.
Além disso, Léo acredita que um triunfo sobre o rival deve aumentar a confiança do grupo para o duelo decisivo com o Colo Colo (Chile), na próxima quarta-feira, na Vila, pela Copa Libertadores da América. "O Santos vem de duas vitórias no Paulista (Mogi Mirim e Ituano) e é importante manter o embalo ganhando também o clássico. Dessa forma, a confiança aumenta para o jogo de quarta, que pode decidir o nosso futuro na Libertadores", concluiu.