Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Hoje é dia de "pedreira" para a Votuporanguense, que enfrenta o Primeira Camisa em São José dos Campos, às 19 horas, com transmissão da Rádio Cidade. Após semana atribulada, com torcedores questionando a conduta de jogadores e com mudanças no time titular, a Alvinegra retorna ao Estádio Martins Pereira, onde na 3ª Fase sofreu a atordoante goleada de 5 a 1.
Dessa vez porém, a história pode ser diferente, já que estamos na fase decisiva e uma vitória aproxima a equipe de Votuporanga do tão sonhado acesso à Série A3 do futebol paulista. Na quinta-feira à noite, em Valentim Gentil, o técnico José fernando Polozzi comandou o último treino antes da viagem a São José e promoveu mudanças no time.
Três dos principais articuladores das jogadas ofensivas, Uélison, Thauan e Carlos Henrique foram sacados do time titular, que pode ser escalado em uma postura mais defensiva, explorando a marcação e os contra ataques. O treinador parece apostar na escalação com três zagueiros, Elsinho, Vitor Hugo e Rufino, além de Mandagua na ala esquerda. Sem poder contar ainda com Lucas, Carioca cedeu lugar a Fernando, que deve formar o meio campo com Mineiro e Sabará. Já o ataque, pode contar apenas com os velozes Robson Baiano e Walker.
Se não ocorrerem mudanças, estarão em campo o goleiro Cairo, Manjinha na ala direita, Vitor Hugo, Elsinho e Rufino na zaga e Mandagua na ala esquerda. O meio campo pode ser composto por Mineiro, Fernando e Sabará e no ataque, Robson Baiano e Walker.
Se as presenças de Cairo, Vitor Hugo e Fernando, que tem idade superior a 23 anos, forem mesmo confirmadas, o artilheiro do time na temporada com 11 gols, Carlos Henrique, não fica nem no banco de reservas. Por jogo, segundo o regulamento, cada time pode relacionar apenas três atletas acima da idade. A dúvida que fica a ser respondida ao torcedor é se a opção de mudar o time parte do olhar tático, buscando uma formação mais defensiva e que saiba explorar com mais eficácia o contra golpe, ou se está relacionada a problemas extra campo.
Em entrevista dada ao programa "Bola em jogo" da Rádio Cidade, na última quinta-feira, o supervisor de futebol do CAV, Kléber Magalhães afirmou que era necessário uma mudança de postura dos atletas e que o torcedor poderia ver mudanças na escalação, caso alguns jogadores não mostrassem comprometimento. "Nossa equipe é limitada, mas na superação vencemos qualquer um. Acredito neles. Deixamos muitos grandes para trás e estamos a uma semana de decidir o acesso. Se algum jogador que não tiver comprometimento pode ter certeza que vai ficar de fora. Só depende dos jogadores. Eu não tenho medo de nada desde que mude a postura", afirmou. A Alvinegra entra em campo com 4 pontos, na terceira colocação do Grupo 17.