Da Redação
O triunfo do Santos diante do Kashiwa Reysol ganhou destaque na imprensa mundial, principalmente na Espanha. E o atacante Neymar, autor de um dos gols da vitória por 3 a 1 na semifinal do Mundial de Clubes, foi bastante elogiado pela sua atuação individual. Porém, sobraram críticas ao time do Santos no geral.
O diário "AS", por exemplo, disse que Neymar foi decisivo desde o primeiro minuto de jogo, quando deixou clara sua vontade de jogar e liberdade para atuar por todos os setores do campo. O gol do camisa 11 santista foi qualificado como "pequena obra de arte, esboçada com uma simplicidade e naturalidade excepcional".
Por outro lado, a publicação espanhola disse que o time do Santos como conjunto está muito longe do nível do Barcelona, muito dependente dos lampejos individuais de alguns jogadores.
O site do jornal "Marca" também elogiou o jovem santista com a manchete "Neymar desafia o Barcelona com um golaço". E mesmo exaltando o atacante brasileiro, a notícia também critica o time do Santos, dizendo que a equipe da Vila Belmiro esteve longe de ser convincente e que numa eventual final contra o Barcelona a história poderá ser diferente.
Com menos destaque que a imprensa espanhola, o diário inglês "The Sun" também comentou a vitória do Santos diante dos japoneses. E, claro, citou Neymar como grande nome da partida, já projetando a decisão do Mundial contra o Barcelona, no domingo: "Tudo pronto para o duelo do mágico Messi contra o garoto-maravilha Neymar".
A final do Mundial de Clubes da Fifa acontece no próximo domingo, na cidade de Yokohama, a partir das 8h30 (de Brasília). O Santos já está garantido e aguarda pelo vencedor de Barcelona e Al-Sadd, do Catar, que duelam hoje, também às 8h30.