Por fora, correndo para apagar uma temporada ruim, recheada de fracassos, vêm Palmeiras e São Paulo
Dez partidas dão início ao estadual mais disputado do Brasil. Grandes terão de dividir atenção com outros torneios. Tradicionais do interior voltam
Começa hoje, aquele que é considerado o campeonato estadual mais disputado do Brasil: o Paulistão. Em especial nesta temporada, já que o torneio tem o campeão brasileiro (Corinthians), o melhor time da última Libertadores (Santos) e a sensação da Série B em 2011 (Portuguesa).
Por fora, correndo para apagar uma temporada ruim, recheada de fracassos, vêm Palmeiras e São Paulo. O Verdão viveu um 2011 de muitos problemas internos e fraco rendimento no campo. Já o Tricolor, que se distanciou do caminho das vitórias nos últimos anos, pretende recuperar o elenco, considerado apático na temporada passada.
Essas cinco equipes, no entanto, terão de dividir a atenção com outras competições. Na teoria, mais importantes. Principalmente Corinthians e Santos, que têm compromissos pela Libertadores. O Timão ainda é obcecado pelo seu primeiro título do torneio, e o Peixe quer o tetra para se tornar o brasileiro com mais títulos.
Palmeiras, Portuguesa e São Paulo, por outro lado, disputam paralelamente a Copa do Brasil, considerada o caminho mais fácil para chegar à Libertadores. De qualquer maneira, as atenções no Campeonato Paulista devem ser grandes. Até porque, no caso deles, uma desclassificação precoce causaria crise.
Dez jogos abrem o Paulistão. No sábado jogam Corinthians x Mirassol, Portuguesa x Paulista, Ituano x Guaratinguetá, XV de Piracicaba x Santos, Guarani x Oeste e Comercial x Linense. Os duelos de domingo são Bragantino x Palmeiras, São Paulo x Botafogo-SP, São Caetano x Ponte Preta e Catanduvense x Mogi Mirim.
São quatro as equipes que retornam à Série A-1 do Campeonato Paulista nesta temporada: Catanduvense, Comercial, Guarani e XV de Piracicaba. A equipe de Catanduva, fundada em 1999, estreia na elite do estadual.
O jejum do Comercial na primeira divisão do Paulistão era de 25 anos. E seu retorno em 2012 vai proporcionar ao torcedor de Ribeirão Preto rever o tradicional clássico com o Botafogo-SP, o Come-Fogo, novamente na primeira divisão. O duelo está marcado para o dia 28 de janeiro, às 19h30m, no estádio Santa Cruz.
Outro retorno de quem estava havia tempos longe da principal divisão paulista (desde 1995) é o do XV de Piracicaba. A quarta equipe que completa esse grupo é o Guarani, campeão brasileiro em 1978, e já acostumado com a elite, muito embora viva numa gangorra nos últimos anos.
O Paulistão de 2012 será disputado por 20 times, que se enfrentam entre si em turno único. Ao final da primeira fase, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Os duelos serão divididos assim: o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro encara o sexto e o quarto duela com o quinto.
Nas quartas de final, as equipes fazem apenas um jogo para decidir quem avança às semifinais. A partir daí, no entanto, as disputas passam a ser no mata-mata, em jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha, somando todas as fases, têm vantagem do empate nas fases eliminatórias.