Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Antes da folga para o Carnaval, os jogadores que integram o elenco do Clube Atlético Votuporanguense tiveram que suar as camisas e penar nos trabalhos impostos pelo preparador físico André Luiz Cruz de Oliveira, o Andrezinho. Após dez dias de atividades intensas, com exercícios em caixa de areia, musculação e muita corrida, o profissional à serviço da Alvinegra acredita que o trabalho está atingindo o objetivo, e que o elenco vai estar com uma “base” muscular pronta para o início dos treinos táticos e técnicos, jogos-treinos e amistosos, que começam a partir da próxima quinta-feira.
A equipe estava em atividade de fortalecimento muscular desde o último dia 7, com quase nenhum treino técnico. A ideia da comissão técnica foi de potencializar o grupo no fortalecimento muscular, para que mais à frente, os jogadores tenham vantagem sobre adversários com começo tardio da pré-temporada. "A maioria deles não está vindo de competições", explicou Andrezinho.
Segundo o preparador físico, o trabalho foi bem aproveitado, mas ainda não é o suficiente. "O ideal seria uma sequência de 21 dias de treinos físicos, mas tivemos evolução. Muitos deles que estavam acima do peso já emagreceram. O início é difícil, mas estamos indo bem", avaliou Andrezinho.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, os atletas foram liberados para o Carnaval, mas receberam um série de orientações para evitar excessos que prejudiquem o trabalho realizado. A intenção, segundo declarado dias atrás pelo técnico China, é de que após esse período de condicionamento, as atividades técnicas e táticas, incluindo jogos-treinos, deverão ser retomadas. "Assim que o passarmos por essa fase de treinos físicos, começaremos a buscar qual a nossa melhor formação tática, e os titulares de cada posição", disse o treinador.
O elenco da Votuporanguense conta atualmente com 22 jogadores, mas ainda está prevista a dispensa de alguns atletas e a chegada de três reforços. São eles os volantes Peu e João Paulo e o lateral-esquerdo Neto. Um goleiro sub-23 também é pretendido pela diretoria.