Da Redação
Pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, a Vila Belmiro receberá neste domingo, às 16h, Santos e Grêmio. O Peixe volta a jogar em casa em busca da primeira vitória na competição, enquanto a equipe gaúcha quer se redimir da derrota sofrida, em casa, para o Atlético-MG na última rodada. Para escapar das últimas colocações na tabela, o Alvinegro quer se reerguer e voltar a triunfar dentro de campo, algo que não acontece desde o dia 24 de Maio, na vitória por 1 a 0 contra o Veléz Sarsfield (ARG) pelas quartas-de-final da Copa Santander Libertadores.
Sem Rentería, Alan Kardec e Borges, negociados recentemente, o técnico Muricy Ramalho encontra problemas para definir o companheiro de ataque de Neymar. O comandante tem apenas duas opções dentro do elenco: Tiago Luís e o garoto Victor Andrade. Dimba, que segue no departamento médico, está fora.
Por isso, Muricy treinou uma nova formação nesta quinta-feira, com Neymar sendo o único atacante e João Pedro, meia recém-contratado por empréstimo até dezembro de 2014, entre os titulares. Já na sexta-feira, no lugar de João Pedro entrou o lateral-direito Bruno Peres, que veio do Guarani. Assim, Henrique foi deslocado para o meio-campo e o trio Neymar, Elano e Felipe Anderson ficou mais adiantado.
E o problema não está só no ataque. Paulo Henrique Ganso, Fucile, DImba, Crystian, Galhardo, Bernardo e Pedro Castro indisponíveis por lesões ou para recuperar a forma física.
Em meio a tantos problemas, o zagueiro David Braz voltou a treinar com bola e deve ser relacionado para o banco de reservas. Outro jogador que deve pintar entre os titulares é o lateral-esquerdo Juan, que nas últimas duas partidas ficou no banco.
A partida deste domingo, marca a despedida de Neymar e Rafael, que seguirão com a Seleção Brasileira rumo a preparação para os Jogos Olimpicos junto com Ganso. Os jogadores se apresentam a seleção na segunda-feira, dia 9. Antes de seguir para Londres, o Brasil jogará um amistoso contra a Inglaterra, marcado para o dia 20.
Ambicioso, embora remontado às pressas. O Grêmio que enfrenta o Santos terá modificações na defesa e no meio-campo, e destrói, ao menos em nomes, a estrutura de equipe montada por Vanderlei Luxemburgo. Em relação a derrota para o Atlético-MG, o Tricolor terá quatro mudanças.
A defesa será praticamente nova, embora com a dupla de zaga titular: Tony entra na lateral direita, na vaga do punido Edilson; Werley volta a jogar ao lado de Gilberto Silva, depois de pequeno problema no tornozelo. Na lateral esquerda, a questão ainda emblemática: com três machucados e um suspenso, Luxa terá de deslocar Léo Gago para a função.
FICHA TÉCNICA
Local: Vila Belmiro - Santos (SP)
Data/Hora: 8/7/2012 - 16h
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: José Wanderlei da Silva (PE) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Henrique, Arouca, Elano e Felipe Anderson; Neymar. Técnico: Muricy Ramalho
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony, Werley, Gilberto Silva e Léo Gago; Fernando, Souza, Marco Antônio e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo