Equipe do técnico China perdeu muitos gols, tomou dois sustos, mas reencontrou o caminho da vitória
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense reencontrou o caminho da vitória ontem à tarde, ao vencer a equipe do Manthiqueira, da cidade de Guaratinguetá, por 4 a 2, no Estádio Municipal Plínio Marin. A vitória foi conquistada com dois gols de Uélison, um de Romário e outro de Elsinho. O resultado deixou a Alvinegra na segunda colocação do grupo. O próximo adversário será o líder Guarujá, na casa deles, no sábado, às 15h.
Na tarde de ontem, um bom público, de 1.762 pagantes, deixou as ocupações de meio de semana de lado e foi ao municipal para incentivar o time de Votuporanga, que buscava reabilitação na Segundona após a derrota do último domingo para o Jaboticabal Atlético. E foi só a bola rolar, para os jogadores mostrarem em campo que a atuação seria muito diferente.
A Alvinegra trocou passes de forma avassaladora. Aos cinco minutos de bola rolando, Gabriel, do Manthiqueira, derrubou Marcinho na área e o árbitro marcou a penalidade máxima. O artilheiro Romário pegou a bola e marcou seu 11º gol na competição. Com o 1 a 0 no placar, o CAV passou a mandar no jogo e criou pelo menos seis chances claras de gol, mas o ataque desperdiçou todas.
Como diria Muricy Ramalho, "a bola pune", e, aos 19 minutos, numa rara subida do Manthiqueira ao ataque, Welder chutou de longe. Cairo, que retornou ao time após quatro jogos de suspensão, teve a visão ofuscada pela luz solar e acabou se atrapalhando com a bola e tomando o empate.
Em seguida, o CAV voltou a jogar com objetividade e foi de novo ao ataque. Aos 19 minutos, Romário deixou Uélison na cara do gol. O jogador, que também cumpriu suspensão, teve tranquilidade para chutar e desempatar. Antes do primeiro tempo acabar, houve tempo do lateral-esquerdo Gabriel, do Manthiqueira, ser expulso, após jogada violenta em Leandrinho.
Segundo tempo
Aos três minutos da segunda etapa, a Alvinegra aproveitou a superioridade numérica com Marcinho, que escapou pela direita e cruzou para área. A bola encontrou Uélison, que fez o giro e bateu pro fundo do gol. Com o resultado de 3 a 1, o técnico China sacou do time Leandrinho e a Votuporanguense caiu de produção. De uma forma determinada, o Manthiqueira cresceu em cima da Votuporanguense e, aos 12 minutos, num bate rebate, a bola atingiu o peito do zagueiro Elsinho, que, em mais um infelicidade alvinegra, acabou marcando contra.
Aí o clima no estádio pesou. O Manthiqueira se mostrou determinado e os 3 a 2 motivou ainda mais os adversários a buscarem o empate. O time de Guaratinguetá foi pra cima e chegou em condições de empatar por pelo menos três vezes. A Alvinegra só saiu para o ataque após os 30 minutos. O CAV se reencontrou em campo, até que, aos 45 minutos, Gabriel cobrou o escanteio e Elsinho subiu mais que todo mundo e se redimiu, marcando o quarto gol. Antes do apito final, teve tempo do goleiro Rafael, dos visitantes, ser expulso, por derrubar Fabinho, quando o atacante estava pronto para marcar o quinto.
Com o "dever de casa" feito, a Votuporanguense saiu da lanterna do Grupo 8 para a ocupar a segunda colocação. No próximo sábado, o adversário é o lider Guarujá. Na saída para os vestiários, o zagueiro Elsinho disse ao jornal A Cidade que, apesar de algumas falhas em campo, a equipe conquistou a vitória que era o mais importante no momento. "Precisávamos vencer e conseguimos. O resultado faz nossa motivação aumentar ainda mais e espantar um pouco o nervosismo para a partida contra o Guarujá", disse o zagueiro da Votuporanguense.
Ficha Técnica
CAV 4 X 2 Manthiqueira
Votuporanguense: Cairo, Gabriel, Elsinho, Rufino, Neto Paulista, Sigmar (Marquinhos), Fabão, Leandrinho (Fabinho), Uélison (João Paulo), Romário e Marcinho
Manthiqueira: Rafael, Welder, Dias, Murilo, Gabriel, Santiago, Roberson, Lázaro, Alex (Wesley), Marcelo, Sidinei