Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O ataque do Clube Atlético Votuporanguense vem dando show no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Boa parte dos gols do CAV saíram dos pés do atacante Romário. O centroavante já soma 12 e é o artilheiro isolado da competição com 12 gols, três a mais que atacntes de outros times.
Romário lidera à frente de cinco atacantes com nove gols: Guilherme do Atlético Mogi, Rudimar do Fernandópolis, Rodrigão do Jabaquara, Luis Guilherme do Joseense, e Éder do Olímpia. Para se ter uma ideia da boa fase do atacante, o vice artilheiro da Votuporanguense é o meia Leandrinho, que soma três vezes menos gols, com quatro marcados. Os zagueiros Alex e Elsinho, e o meia atacante Uélison completam a lista com três gols.
Romário já afirmou que não esconde o desejo de terminar a campanha como artilheiro, mas que mais importante que isso é a equipe conseguir o acesso à A3. "Eu entro em campo para fazer gol. É assim que posso ajudar meus companheiros", afirmou. O atacante foi o autor do gol da vitória contra o Jaboticabal Atlético, no último domingo, no Plínio Marin.
Números da 2ª fase
O Campeonato Paulista da Segundona Divisão já ultrapassou à metade no último domingo, após o final da segunda fase. Os dois times que chegaram à decisão farão mais 14 jogos, e já foram disputados 16 partidas. Dos 41 times que iniciaram a disputam, somente 16 seguem no páreo pelo sonho de deixar o último degrau do futebol estadual e galpar voos mais altos. A melhor campanha da segunda fase foi obtida pelo Novorizontino, que somou 14 pontos, fruto de quatro vitórias e dois empates, sendo o único a terminar invicto esta fase.
Por outro lado, o Sport Barueri, primeiro adversário da Alvinegra, foi o clube que se classificou com a pior campanha, ao somar oito pontos e dois gols negativos de saldo. Foram somente duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Olímpia, Sumaré, Américo e São Vicente se classificaram com a mesma campanha, mas saldo de gols melhor.
O ataque mais positivo da terceira fase foi do CAV, que balançou a redes adversárias 12 vezes, com média de dois gols marcads por jogo. Já o ataque menos eficiente dentre os 16 que seguem na briga foi os de Sumaré e Nacional, que marcaram apenas cinco gols, média inferior a um por jogo.
Já a defesa menos vazada da terceira fase foi a do Novorizontino, com um desempenho impressionante de somente um gol sofrido em seis jogos. Quatro times terminaram a fase que se encerrou com 100% de aproveitamento em casa, sendo os melhores mandantes: CAV, Novorizontino, Tupã e Nacional. Já o pior mandante foi o Fernandópolis, que não venceu nenhum jogo dentro de casa, somando dois empates e uma derrota.Em contrapartida, o Fernandópolis foi o único a conquistar 100% de aproveitamento fora de casa, sendo o visitante mais indesejável da terceira fase.