Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
"Pra Série A3 eu vou!", grita o torcedor. O que era um sonho do torcedor votuporanguense ficou muito próximo de se tornar realidade. A vitória do último domingo do Clube Atlético Votuporanguense sobre o Grêmio Novorizontino, com dois gols do artilheiro Romário, deixaram o CAV a uma vitória da vaga. A torcida está empolgada e o acesso pode vir no próximo domingo, no Estádio Plínio Marin, também contra o Tigre do Vale.
Ao vencer o Novorizontino por 2 a 0 pela terceira rodada do Grupo 18 do quadrangular semifinal da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a Alvinegra não só encerrou a campanha perfeita do adversário em casa, que havia vencido os 12 jogos que disputou em Novo Horizonte, na partida anunciada como uma "final antecipada", entre as duas melhores equipes da competição, como assumiu a liderança isolada da chave, com sete pontos.
A vitória veio com muita luta de um time guerreiro, solidário e mais do que tudo, focado no objetivo principal que é o acesso. Mais do que isso, de superação. O herói da partida, Romário, entrou em campo ainda sentido dores. O elenco também entrou em campo triste pela baixa do zagueiro Alex, um dos símbolos de garra do time, que teve que ser submetido a uma cirurgia no joelho, na véspera da partida.
Mas quando a bola rolou o objetivo foi um só: buscar a vitória. Do outro lado, estava um time de qualidade. O Grêmio Novorizontino levou ao estádio Jorge Ismael de Biasi quase quatro mil torcedores, fanáticos, mas que acabaram ofuscados pelos cerca de 250 torcedores de Votuporanga, que pegaram a estrada e deram um show de amor ao time.
O Tigre do Vale mostrou um bom toque de bola, criou várias chances, enquanto a Alvinegra se postou na defesa e apostou no contra ataque. E deu certo. Aos 35 minutos de bola rolando, Emerson Santos recebeu a bola na ponta esquerda. Com muita categoria, cruzou a bola numa "cavadinha" para dentro da área. A bola encobriu o zagueiro do Grêmio e o machucado Romário, criou "asas", se jogou na bola e conseguiu marcar um dos mais belos gols do campeonato. A vantagem no placar só serviu para aumentar o sufoco ao gol de Cairo, mas o dia era da Alvinegra.
Segundo tempo
No segundo tempo, logo aos quatro minutos, mais um do CAV. O capitão Willian Baiano roubou a bola no meio de campo, conduziu pela ponta esquerda até ficar de cara com o goleiro Neto e tocou para Romário, que dominou e chutou rasteiro: 2 a 0 Alvinegra.
Dai por diante, o que se viu foi a defesa, os volantes e até os atacantes da Votuporanguense destruindo efetivamente todas as jogadas do Novorizontino. Quando a marcação não dava conta, quem brilhou foi o goleiro Cairo. O número 1 do CAV fez uma defesa salvadora logo após o gol, aos sete minutos, no chute de Ceará. Aos 26 minutos, Cairo voltou a brilhar e fez duas defesas seguidas e mostrou que não era dia do Tigre. E assim, a Alvinegra conquistou a segunda vitória em três jogos na quarta fase. Votuporanguense e Novorizontino voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 10h, em Votuporanga. Caso vença e o Fernandópolis não ganhe do Olímpia, China, seus comandados e o Estádio Plínio Marin lotado poderão comemorar o acesso à Série A3.
Novorizontino 0 x 2 Votuporanguense
Votuporanguense: Cairo; Gabriel, Rufino, Kelys e Neto; Sigmar, Carioca, Willian Baiano e Emerson Santos (Fabão); Romário (Marcinho) e Thauan (André Soares). Técnico: China.
Grêmio Novorizontino: Neto; Pacheco, Grippi, Bruno Ré e Toni; Fabiano, Luiz Gustavo, Gabriel (Conrado) e Elvis; Guilherme e Cadu. Técnico: Élio Sizenando.
Árbitro: Alessandro Darcie;
Assistentes: Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva e João Edilson de Andrade;
Gols: (9) Romário, 35’ 1T e 4’ 2T.
CA: Pacheco e Pequeno (Novorizontino); Gabriel, Emerson e Romário (CAV)
Resultados:
Olímpia 0 x 1 Fefecê
Novorizontino 0 x 2 CAV
São Vicente 1 x 4 Barueri