Fundada em 2009 e disputando a Segunda Divisão do Campeonato Paulista pela terceira vez, a Votuporanguense conquistou, na noite desta quarta-feira, o acesso à Primeira Divisão do futebol de São Paulo. Em 2013 a equipe disputará a Série A3. Um dos responsáveis pela vitoriosa campanha, o técnico China comentou sobre a ansiedade em atingir o quanto antes o objetivo. “O grande problema nosso foi que, em todas as fases, nos classificamos em primeiro lugar. Domingo, contra o Novorizontino, perdemos a chance de subir e estávamos muito ansiosos. Já fazia duas semanas que eu nem dormia direito. A cidade toda está em festa”, afirmou.
Para ele, a festa vai ser maior ainda se o time chegar à decisão do torneio. “Agora é focar no jogo com o Fernandópolis e classificar para a final. Jogamos pelo empate, podemos até perder e a coisa ficará no saldo de gols, mas vamos tentar fazer nossa parte, que é vencer, ainda mais porque se trata de um clássico da região e queremos dar esse presente para a nossa torcida”, comentou.
China fez questão de frisar a qualidade do elenco, o que, segundo ele, possibilitou a conquista de uma das vagas para a elite do futebol do estado. “Nosso time pode não ter o mesmo entrosamento que outras equipes têm, mas tem jogadores mais experientes e individualmente melhores”, disse.
Outro fator destacado por ele foi o amplo leque de opções que teve disponível para montar a equipe. “Apesar dos percalços, como desfalques, temos um elenco numeroso e de muita qualidade. Eu escalei mais de 25 formações diferentes, mas como iniciamos o trabalho muito cedo, nosso time tem pelo menos cinco variações táticas que podemos usar durante o jogo”, concluiu o treinador, com a certeza do dever cumprido.