O 1 a 0 no litoral foi marcado pelo péssimo gramado e atuação abaixo da média da Alvinegra
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Votuporanguense conheceu no último domingo a derrota, na primeira partida da grande decisão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, depois de um periodo de grandes jogos na quarta fase, onde somou mais de 620 minutos sem levar gols. O time de Votuporanga foi derrotado por 1 a 0 num jogo atípico, em que sofreu com as péssimas condições do gramado do Estádio Mansueto Pierotti, além de não render o futebol que o credencia como a melhor campanha da competição.
A defesa sólida foi subjugada por um gol de bola parada, a principal arma do time do litoral, aos 20 minutos da etapa final. Com o 1 a 0 no jogo de ida, a Alvinegra precisa agora assimilar a derrota, se recuperar, se preprarar e contar com toda a força de sua torcida, no próximo domingo, às 10h, para virar o jogo sair com o título. Uma vitória simples, por 1 a 0, dá o resultado ao CAV.
No último domingo, no clima ameno do litoral, os cerca de cinquenta torcedores do CAV presentes no estádio do São Vicente, mais os milhares que acompanharam as imagens pela Rede Vida, viram um jogo muito feio. Quase nada de qualidade foi criado e reinaram os "chutões", que atravessavam facilmente a pequena extensão do gramado.
A primera chance de gol da Votuporanguense surgiu do pé de Thauan, num belo chete de fora da área. Mas quem assustou mesmo foi o São Vicente. Aos seis minutos. Lutcho perdeu um gol feito, quando a bola bateu no travessão de Cairo. No demais, o CAV terminou o primeiro tempo ligeiramente melhor, mas errando muitos passes.
No início da segunda etapa, o técnico China decidiu mudar e colocou o artilheiro Romário no time, no lugar de Thauan. Outra mudança foi a entrada de Fabão, no lugar de Carioca. Porém, nada surtiu efeito e mais, o time adversário acabou marcando. Numa cobrança de escanteio pelo lado direito, o zagueiro número três, Natan subiu livre de marcação e cabeceou firme para o fundo do gol.
China ainda tentou ao menos o empate, com a entrada de Marquinhos no meio de campo. O São Vicente ainda chegou a mandar uma bola na trave, antes do apito final. Também houve tempo dos laterais-esquerdos Neto Paulista e Tico, após calorosa discussão na área do São Vicente.
Na saída do gramado, o técnico China avaliou a derrota melhor resultado que se o time tivesse empatado. Isso porque, segundo o treinador, iniciar a partida de domingo precisando da vitória motiva mais o elenco do que jogar pelo empate. "Gostei mais do resultado do se fosse um empate. Temos que jogar para ganhar. A gente vem passando por uma situação complicada, porque são muitos jogadores nossos estão sendo assediados por outros clubes. Já quanto ao jogo, foi muito balão, muito chutão, campo ruim. Enfim, é a Segundona", justificou. China também explicou o motivo de ter deixado Romário, artilheiro do campeonato, no banco por todo o primeiro tempo. "O Romário atrasou em chagar na reapresentação e depois teve uma torção leve. Eu decidi poupar porque é um jogo de 180 minutos, que temos que escalar com inteligência", afirmou.
Suspensos
A primeira partida da final deixou baixas no elenco do CAV. Três jogadores titulares no último domingo não poderão enfrentar o São Vicente no Estádiio Plínio Marin. São eles o lateral-esquerdo Neto Paulista, expulso, e o atacante Thauan e o volante Carioca, que receberam o terceiro cartão amarelo.
Ficha técnica
São Vicente 1 x 0 Votuporanguense
São Vicente: Cleber; Flávio, Márcio, Natan e Tico; Marcelo, Diogo, Lino (Danilo) e Lutcho (Jô); Leandrão e Waguininho.
Técnico: Cristiano Troisi.
Votuporanguense: Cairo; Emerson Santos, Kelis, Rufino e Neto Paulista, Carioca (Fabão); Sigmar, Willian Baiano, Uélison (Marquinhos), Thauan (Romário) e Marcinho
Técnico: China.
Árbitro: Philippe Lombard;
Assistentes: Mauro André de Freitas e Ricardo Pavanelli Lanutto;
Quarto árbitro: Rodrigo Gomes Paes Domingues;
Local: estádio Mansueto Pierotti, em São Vicente;
Data: dia 14, às 10h.
Gol: (3) Natan, 20’ 2T;
CA: Thauan e Carioca (CAV; Márcio, Natan e Marcelo (São Vicente)
CV: Neto Paulista (CAV) e Tico (São Vicente)