Cerca de 200 manifestantes foram para a praça São Bento na noite de quinta-feira para reivindicar pista
Jociano Garofolo
Uma manifestação popular na noite da última quinta-feira (24) reuniu dezenas de jovens na praça São Bento para cobrar a construção de uma pista de skate. Eles utilizaram cartazes e apitos para chamar a atenção dos populares que frequentam a feira livre sobre o assunto, que eles consideram uma promessa não cumprida pela administração municipal.
O protesto ocorreu de maneira pacífica e nenhum problema foi registrado pela Polícia Militar. A porta voz da ação, a jornalista Bruna Rolla, 21 anos, disse que, em primeiro lugar, o objetivo da manifestação é uma conscientização pública para que as pessoas busquem entender o que os políticos estão fazendo pela cidade. Em específico, a construção da pista de skate. "Estamos esperando a construção da pista de skate em Votuporanga. Ela foi prometida e era para ficar pronta hoje (quinta) e não foi construída. O motivo não foi exatamente esclarecido. Queremos as obras o mais rápido possível", afirmou.
Resposta
Em nota divulgada na tarde de ontem, por meio da sua assessoria de comunicação, a Prefeitura de Votuporanga informa que a construção da pista de skate é, e continua sendo um compromisso do prefeito Junior Marão, assumido junto aos skatistas da cidade. "Foi o empenho do prefeito no sentido de buscar recursos junto ao Governo Federal para viabilizar a pista. No momento, a obra já foi licitada, ordem de serviço expedida e o processo é irreversível, ou seja, a pista de skate será entregue. Ressalta-se, portanto, que o benefício está assegurado, o que é o mais importante e o objetivo de todos".
Porém, segundo a nota, houve atrasos no cronograma inicialmente previsto, em virtude da demora na liberação de recursos do Governo Federal – o que aconteceu também em outras obras em andamento no município, como, por exemplo, a nova cobertura da Concha Acústica. Por esse motivo, a construtora contratada não cumpriu os prazos e também foi notificada pela Secretaria de Obras. A Prefeitura vem cumprindo sua parte rigorosamente em dia.
"A equipe da Secretaria de Esportes e Lazer tentou por diversas vezes se reunir com os organizadores da manifestação para explicar justamente essas questões, que fogem da responsabilidade do poder público municipal, porém não obteve sucesso. O prefeito Junior Marão garante que a obra será concluída. Os trabalhos estão sendo retomados pela empresa que venceu o processo licitatório".
Ainda segundo a prefeitura, quando concluída, esta será a primeira arena coberta para a prática de skate e trará para os adeptos do esporte a melhor qualidade estrutural vista na região. Além de coberta, a arena terá arquibancada com capacidade para receber 400 pessoas. O local ficará junto ao Complexo Esportivo que está sendo construído ao lado Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga.